Holanda cresce 0,9% em cadeia e supera estimativas

O produto interno bruto da Holanda cresceu 0,9% no quarto trimestre em relação aos três meses anteriores e superou as estimativas que apontavam para um crescimento de 0,7%. Em termos homólogos, a subida foi de 0,8%.

A Holanda cresceu 0,9% no quarto trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Estes números, divulgados esta segunda-feira, 31 de Março, pelo gabinete de estatística da Holanda, revelam um crescimento face as estimativas preliminares que apontavam para uma subida do produto interno bruto (PIB) de 0,7% em cadeia.

Face aos três meses anteriores, o consumo privado no quarto trimestre demonstra um sinal de recuperação. De outubro a dezembro, este indicador avançou 0,2%. No terceiro trimestre, o consumo registou uma queda de 0,4%. Por outro lado, e também em cadeia, o consumo público registou uma quebra muito ligeira, tendo deslizado de 0% para -0,1% no quarto trimestre.

As compras e vendas ao exterior realizadas pela economia holandesa registaram igualmente uma aceleração. As exportações cresceram 0,3% e as importações avançaram 1%.

Em termos homólogos os números divulgados esta segunda-feira revelam que a economia da Holanda avançou 0,8%. O consumo privado, apesar de manter uma evolução negativa, está a abrandar o ritmo de queda. Assim, este indicador, em termos homólogos, no quarto trimestre caiu 0,6% – no terceiro trimestre a quebra tinha sido de 2,8%. Já o consumo público manteve uma quebra de 0,5%.

Quanto às vendas ao exterior, a economia holandesa exportou 1% no quatro trimestre face ao mesmo período de 2012 – contra os 2,2% registados nos terceiro trimestre.

Quanto às importações, este indicador subiu para 0,2% em termos homólogos no quarto trimestre de 2013, valor que contrasta com a queda de 0,1%.


Conteúdo Recomendado