Há 29 concelhos acima do limite definido (e em risco de não desconfinar)

O índice de transmissão e a incidência estão a subir, uma semana depois de ter arrancado a segunda fase do plano de desconfinamento.

Há 29 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo primeiro-ministro como máximo a aplicar a nível nacional. Estão, por isso, em risco de não desconfinar. Os dados constam do boletim epidemiológico de sexta-feira, dia 9 de abril, e serão, a partir de agora, divulgados no final de cada semana.

Olhando para o relatório de sexta-feira da DGS, que traz números atualizados até 6 de abril, o concelho onde a situação é mais grave é Alandroal, no Alentejo, com 581 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Na segunda-feira passada, recorde-se, 26 concelhos ultrapassavam o limite definido pelo Governo, pelo que se registou um aumento no número de concelhos no limite de risco.

Para consultar o estado do seu concelho pode aceder aqui ao relatório de sexta-feira e consultar as páginas 4, 5 e 6. A DGS indicou, nesse dia, que as incidências cumulativas a 14 dias por concelho vão passar a integrar os relatórios de situação epidemiológica da Covid-19 publicados à sexta-feira.

“Com esta alteração pretende-se diminuir o intervalo entre a extração de dados e a publicação dos mesmos, uma vez que os dados publicados refletem as incidências acumuladas em cada terça-feira anterior”, referiu a DGS.
Como já é habitual, o relatório da DGS já desta segunda-feira, dia em que habitualmente eram publicados os concelhos, vem acompanhado da atualização da matriz de risco, que servirá de ‘bússola’ para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal está quase no amarelo, com o Rt acima do limite definido.


O Rt nacional subiu de 1,02 para 1,04 e Rt e no território continental de 1,02 para 1,03. A incidência nacional também se agravou de 65,7 para 70,0.

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 271 novos casos e duas mortes relacionadas com a Covid-19. Com esta atualização, o país passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 827.765 casos confirmados de Covid-19 e 16.918 mortos associados à doença.

O plano de desconfinamento prevê novas fases de reabertura a 19 de abril e 3 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção pelo novo coronavírus por dia por 100 mil habitantes a 14 dias, ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.


Conteúdo Recomendado