Guarda em risco extremo de radiação ultravioleta

Seis localidades apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis muito altos, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a página do IPMA na Internet, Beja, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Funchal e Porto Santo estão com níveis extremos de exposição à radiação UV, pelo que as autoridades aconselham “evitar o mais possível a exposição ao sol” e permanência em casa.

Com níveis muito altos estarão Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta delgada.

O IPMA indica ainda que a região do Porto apresenta hoje risco alto de exposição à radiação UV, enquanto Viana do Castelo e Braga estão com níveis moderados.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, tornando-se muito nublado no Minho a partir do final da manhã, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia, vento em geral fraco e pequena subida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 31 graus Celsius, no Porto entre 15 e 24 e em Faro entre 22 e 29 graus.

Nos Açores, em Santa Cruz das Flores estão previstas temperaturas entre os 23 e os 28ºC, na Horta entre os 22 e os 27ºC, em Angra do Heroísmo entre os 21 e os 28ºC e em Ponta Delgada entre os 21 e os 26ºC.

No Funchal (Madeira) devem variar entre os 21 e os 27º.


Conteúdo Recomendado