Guarda recebe jornadas internacionais de jogos

Atividade organizada pela Associação de Jogos Tradicionais inclui exposições, oficinas, conferências e demonstrações de jogos praticados em Portugal, Espanha, França e Itália.

A Guarda vai ser o palco das Jornadas Internacionais de Jogos, entre agosto e outubro, com o tema “Os Jogos no Espaço Atlântico” e organização da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG).

O objetivo é divulgar os jogos praticados em Portugal, Espanha, França e Itália numa atividade que inclui exposições, oficinas, conferências e demonstrações. Intitulada “O Jogo: Uma constante da Vida”, a primeira mostra é inaugurada em agosto e é constituída por peças do Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima. Nesse mês ficam também patentes uma exposição etnográfica com peças, esculturas e brinquedos do espólio do Museu da Guarda e uma outra de livros e selos cedidos pela Associação La Tanguilla (Aranda de Duero, Espanha). A 5 de setembro, com a colaboração da Associação Ludus, será inaugurada uma exposição dedicada aos jogos matemáticos, onde os visitantes poderão descobrir que, «afinal, a matemática até pode ser uma coisa gira e pode-se brincar com ela e desta forma contribuir para o crescimento dos jovens», afirma Norberto Gonçalves, presidente da AJTG.

No dia 12 serão inauguradas outras duas mostras, uma com postais, fotografias e jogos da AJTG e outra sobre a representação dos jogos tradicionais na azulejaria portuguesa. De 26 a 28 setembro os interessados poderão frequentar três oficinas para conhecer, aprender e aperfeiçoar a prática de jogos tradicionais. Os professores e estudantes são o público-alvo da formação “Os Jogos Tradicionais – prática, ensino, socialização”, enquanto a ação subordinada ao tema “A promoção da motricidade através dos jogos tradicionais” é vocacionada para os técnicos de instituições particulares de solidariedade social, lares, centros de dia e CERCI. A última oficina tem como tema “Os jogos tradicionais, a economia, o turismo de natureza e cultural”. Para 29 e 30 de setembro estão programadas as V Jornadas Internacionais de Jogos, este ano dedicadas aos jogos matemáticos e tradicionais.

Já a atividade “Guarda a Jogar a tradição” irá decorrer a 1 e 2 de outubro e vai dar destaque às tradições lúdicas dos países do eixo atlântico. «Trata-se de animar o centro da cidade, em espaços que iremos definir, mas que estarão algures entre a Alameda de Santo André e a Praça Luís de Camões», adiantou Norberto Gonçalves. Está prevista a participação de várias delegações de Espanha, Portugal, França e Itália. Estas Jornadas Internacionais de Jogos têm o apoio da Câmara da Guarda, da Associação Ludus e do Instituto Politécnico da Guarda.


Conteúdo Recomendado