O Guarda Racing Days é uma prova de competição automóvel que, ano após ano, tem vindo a ganhar adeptos, espetadores e a oferecer um espetáculo desportivo pleno de intensidade e com a presença de muitos Campeões de Portugal em várias disciplinas do desporto motorizado.
Por essa mesma razão, o Guarda Racing Days já ganhou o epíteto de “Corrida dos Campeões” tal a qualidade dos pilotos que se inscrevem. Um fim de semana de corridas na Guarda que deixa a capital de distrito em alvoroço e que encaminha até à Cidade Mais Alta adeptos do desporto motorizado de outras vilas e cidades do distrito.
A fórmula é simples, porém, eficaz. Com um traçado misto de terra (40%) e asfalto (60%), a base é a encosta por trás do renovado Versatile Hotel cuja elevação oferece um anfiteatro natural. Zonas técnicas, travagens fortes e descidas que cortam a respiração, culminam com o já famoso salto, percorridos duas vezes e perfazendo um total de três quilómetros de ação.
Pilotos conhecidos e campeões são cabeça de cartaz
Alexandre Borges, vencedor da prova em 2019 e 2022, está de regresso à “Corrida dos Campeões” depois da ausência em 2023. Por outro lado, o vencedor da prova do ano passado, o bicampeão de Portugal de Velocidade e oito vezes campeão de Portugal de Todo-o-Terreno, Miguel Barbosa repete a presença juntamente com Portela de Morais, desta feita com um dos mais competitivos e espetaculares SSV da atualidade, o Taurus da equipa BP Ultimate.
Outros campeões como Fernando Peres e José Silva, ralis e SSV, voltam a marcar presença na prova. O mesmo para Daniela Lopes que repete a presença como a única senhora ao volante no Guarda Racing Days, onde os SSV de Nuno Rodrigues e Bruno Martins também prometem espetáculo. A equipa Art of Speed regressa com o habitual Renault Twingo e um novo Fiat 500 para Frederico Formiga e Acácio Arinto. Será no âmbito desta equipa que marcarão presença alguns antigos e atuais governantes, a divulgar em breve e que serão protagonistas de uma competição muito particular.
Mas o Guarda Racing Days receberá, também, vários pilotos que se vão estrear na prova do Clube Escape Livre. Por um lado, Renato Pita vai trazer até à Guarda o seu Peugeot 208 Rally4. Por outro, Rui Madeira, Campeão de Portugal de Ralis e Campeão do Mundo de Ralis – Grupo N, vai pilotar um competitivo Ford Fiesta R2. Bruno Oliveira e a sua espetacular Ford Ranger aproveitam o intervalo do campeonato de Portugal de todo terreno e vão competir na Guarda. Três participações que elevam o nível competitivo da prova e reforçam o epíteto de “Corrida dos Campeões”.
A Guarda estará representada por uma “armada” de pilotos encabeçada por Francisco Carvalho e António Matias ambos em competitivos Toyota Yaris GR do troféu de ralis da marca japonesa, a que se juntam Fábio Cruz, Diogo Caramelo e Tiago Cabral.
A grande novidade, porém, da edição 2024 do Guarda Racing Days, será a presença da Hyundai Portugal com o campeão de Portugal de Ralis em título, Ricardo Teodósio. E será possível andar ao seu lado.
O Guarda Racing Days tem a parceria com a Câmara Municipal da Guarda, o Turismo do Centro, Politécnico da Guarda, Bombeiros Voluntários da Guarda, IMB Hotéis e o apoio BP, SPAL e Adega de Castelo Rodrigo.
O Clube Escape Livre divulgará mais nomes e equipas bem conhecidos que vão acelerar a 6 e 7 de julho no Guarda Racing Days. Até lá a pista está a ser alvo de melhorias.