Guarda in Jazz de 8 a 14 de julho

Musica Jazz

A premiada cantora inglesa Georgia Cécile, os ingleses de Bristol Get The Blessing E a cantora francesa Caloé são alguns dos nomes desta nova edição.

A edição do Guarda In Jazz regressa nos dias 8 e 14 de julho, na esplanada do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda e na Alameda de Santo André, integrados na terceira edição do Guarda WineFest.


Segundo uma nota da autarquia, nesta edição há sete concertos com abordagens artísticas distintas e para todos os públicos, com três nomes internacionais que atuam em exclusivo em Portugal, na Guarda, nomeadamente, a premiada cantora inglesa Georgia Cécile no dia 9, os ingleses de Bristol Get The Blessing (com o baixista, Jim Barr, dos Portishead) no dia 10 e a cantora francesa Caloé no dia 13, a nova coqueluche do jazz swing vocal europeu. A completar o cartaz estão Marcelo dos Reis no dia 8, JazZeca 5teto no dia 11, Malú Garcia no dia 12 e ainda Samuel Lercher no dia 14.

Trata-se de uma organização do município da Guarda através do Teatro Municipal da Guarda. Os Concertos na Esplanada do Café Concerto são às 19 horas e na Alameda de Santo André, no âmbito do Guarda WineFest, e às 21h30, com a exceção do último dia, que será às 18 horas.

PROGRAMA:
Marcelo dos Reis [PT]
Dia 8 19h00 Esplanada do Café Concerto TMG

O guitarrista Marcelo dos Reis formou um ‘power trio’ de jazz rock capaz de empolgar tanto os fãs de jazz, como de rock. Marcelo dos Reis é um dos mais reputados músicos nacionais de jazz, pois para além de atuar nos mais conceituados festivais e salas de toda a Europa, todo o seu trabalho tem sido amplamente reconhecido. Por entre as inúmeras referências na imprensa especializada, foi considerado ‘Músico do Ano’ pela revista jazz.pt, foi por cinco vezes considerado um dos ‘Guitarristas do Ano’, na prestigi­ada publicação El Intruso, que engloba jornalistas de todo o mundo. Mais recentemente, foi nomeado um dos mais influentes músicos da última década pela importantíssima publicação Free Jazz Collective. ‘FLORA’ é a estreia em trio enquanto líder, um grupo dedicado a composições originais do próprio, que cruzam géneros, e que questionam formas, entre o jazz mais livre com raízes no Bebop, uma forte marca do rock mais psi­cadélico, krautrock e até do progressivo.


Georgia Cécile [UK]
Dia 9 19h00 Esplanada do Café Concerto TMG
Cantora de reputação enorme, Georgia Cécile foi considerada em 2022 a Melhor Intérprete Fem­inina de Jazz no Reino Unido. Influenciada por nomes gracomo Nina Simone, Aretha Franklin ou Nancy Wilson, Georgia Cécile começou por estudar piano. Mais tarde veio a destacar-se no canto, num registo jazz, soul e R&B, formando-se com distinção na Edinburgh Napier University. Um ano após o lançamento do seu primeiro e aclamado álbum, fez a primeira parte da digressão de Gregory Porter, e cantou com a BBC Concert Orchestra. O famoso cantor Jamie Cullum diz que Cécile tem uma ‘voz espetacular’, e a revista Jazzwire refere que ‘Georgia possui uma tonalidade vocal cristalina, criatividade e capacidade de cantar com genuína emoção.’


Get The Blessing [UK]
Dia 10 19h00 Esplanada do Café Concerto TMG
Super-quarteto de músicos de Bristol que toca uma estimulante fusão instrumental de jazz, rock e funk, num registo de total liberdade criativa. No ativo desde o ano 2000, a banda edi­tou seis álbuns de originais, cruzando formas e linguagens estéticas, sempre no foco de um jazz mutante e progressista, feito à base de ritmos marcantes e forte presença de sopros (trompete e saxofone). O baixista Jim Barr tocou com a célebre banda Portishead, mas é nos Get The Blessing que explora toda a criatividade sonora da banda. O coletivo inglês ficou também conhecido por usar papel celofane de várias cores que ocultam os rostos dos músi­cos, o que se tornou uma marca visual identitária irreverente da banda.


JazZeca 5teto [PT]
Dia 11 19h00 Esplanada do Café Concerto TMG
JazZeca 5teto é um quinteto dirigido pelo pianista e compositor António Palma, e que pre­tende reinventar o repertório de Zeca Afonso à luz de uma matriz (surpreendentemente) jazzística. Trata-se de um projeto original com arranjos de António Palma, coadjuvado por quatro instrumentistas de grande versatilidade e qualidade, por forma a garantir o sucesso artístico e de recetividade de público deste projeto de reinvenção da música do icónico can­tor de Abril. E no ano da comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, mais significa­tivo e importante se torna este concerto, no qual temas históricos como ‘As Sete Mulheres do Minho’, ‘Canto Moço’, ‘Maria Faia’, ‘Venham Mais Cinco’, ou ‘No Comboio Descendente’, entre outros, vão surgir com arranjos estilisticamente jazzísticos.


Malú Garcia [PT]

Dia 12 21h30 Alameda de Santo André – Guarda Winefest Violinista de formação clássica que rompe fronteiras sonoras entre o jazz, a pop, o tango, o swing, a world music, o fado e a erudita, numa combinação musical contagiante. Malú Gar­cia, que começou os seus estudos de violino aos 6 anos, escolheu a versatilidade para se definir como artista. Desde as performances clássicas com a Orquestra Gulbenkian, orques­tras e ensembles em Inglaterra e na Alemanha, passando por experiências na pop, fado e jazz, destacou-se acompanhando em palco artistas como Capitão Fausto, Sara Correia, Carlão, en­tre outros. Malú Garcia apresentou o seu primeiro álbum de originais, ‘Caminhos’, no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, onde esgotou a lotação e teve imediato sucesso de público.


Caloé [FR]
Dia 13 21h30 Alameda de Santo André – Guarda Winefest
Caloé Barbillon (artisticamente, apenas Caloé) é uma das mais prestigiadas cantoras da nova geração francesa do jazz vocal, uma singular intérprete tanto de standards como de originais. Caloé canta e compõe, escreve letras e músicas, transformando a improvisação vocal num dos seus pontos fortes, tanto na interpretação das melodias que revisita quan­to na técnica do ‘scat’, no qual trabalhou muito tempo para dominar à sua maneira. Mar­cadas com poesia, as letras de suas músicas, em francês e em inglês, mesclam-se a um jazz eclético rico nas suas múltiplas influências, com muito swing à mistura. No concerto deste festival, a artista francesa apresentará alguns famosos standards, além de temas do seu primeiro álbum, ‘Saisons’, lançado em 2020. No palco, Caloé é comunicativa e expres­siva, impressionando o público com a sua criatividade e técnica vocal.


Samuel Lercher Trio [FR/PT]
Dia 14 18h00 Alameda de Santo André – Guarda Winefest
O pianista e compositor Samuel Lercher (origem francesa, mas a residir em Portugal) lid­era este trio de enorme talento e criatividade musical, na apresentação do seu novo e aclamado álbum, ‘Fractal’. Lançado em maio de 2024, o terceiro disco de Samuel Lercher Trio, com o apoio da Antena 2, mantém o perfil de excelência na secção rítmica com An­dré Rosinha no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria. O álbum ‘Fractal’ assume um cariz autobiográfico ao apresentar, em cada tema, uma parte de Samuel Lercher e da sua história, retratando assuntos como a família, a sua vinda para Portugal, o luto, as viagens e a relação harmoniosa e inovadora que encontrou entre a música clássica e o jazz. A com­ponente rítmica das composições, através da sobreposição de compassos e de motivos melódicos que são, por si só, fractais rítmicos, é uma marca da música deste músico.

Cartaz Jazz Instagram

Conteúdo Recomendado