Concelho do Sabugal em risco muito elevado de incêndio

Sete concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Castelo Branco e Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Barrancos (Beja), Portel (Évora), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos de 16 distritos do continente (exceção para Bragança e Leiria).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no segunda-feira 84 incêndios, que foram combatidos por 1.205 operacionais, com o apoio de 333 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde, vento fraco, soprando moderado de nordeste até início da manhã nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 32 graus Celsius, no Porto entre 10 e 30, em Vila Real e em Viseu entre 17 e 31, em Bragança entre 16 e 30, na Guarda entre 16 e 27, em Coimbra entre 18 e 33, em Castelo Branco entre 19 e 31, em Portalegre entre 22 e 33, em Évora entre 16 e 34, em Beja entre 18 e 35, em Santarém entre 18 e 34 e em Faro entre 21 e 26.


Conteúdo Recomendado