Guarda celebra hoje o 821º Aniversário

Às 12 horas são inauguradas as obras de requalificação da Torre dos Ferreiros que incluem um elevador panorâmico com miradouro sobre a cidade.

Hoje, dia 27 de novembro de 2020, a Guarda celebra os 821 anos de atribuição do Foral pelo rei D. Sancho I à cidade mais alta. Para celebrar a data, e face à situação pandémica que se vive, o município da Guarda optou este ano por transmitir via facebook as principais iniciativas do Dia de Aniversário. Veja AQUI.

Assim, o dia começa com o hastear da Bandeira, seguindo-se a sessão Solene Comemorativa com a participação de Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas, e onde serão homenageadas, com a atribuição da Medalha de Mérito, as IPSS do concelho da Guarda. Também online vai estar a transmissão da inauguração do Elevador Panorâmico e obras de requalificação da Torre dos Ferreiros e ainda a ligação da Iluminação de Natal, já ao final da tarde.

As comemorações têm início com a cerimónia do hastear da Bandeira às 10h30, na Praça do Município. Segue-se, às 10h45, a sessão Solene Comemorativa do 821º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda que contará com as intervenções da presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom; da comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira e do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro. Na sessão serão ainda homenageadas todas as IPSS do concelho da Guarda com a atribuição da Medalha de Mérito ao Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, em representação de todas as instituições.


Às 12 horas são inauguradas as obras de requalificação da Torre dos Ferreiros que incluem um elevador panorâmico com miradouro sobre a cidade. Uma obra que está enquadrada no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Plano Operacional do Centro 2020.


As comemorações terminam às 17h30, com a ligação da Iluminação de Natal 2020 na Praça Luís de Camões, bem no coração da Guarda.


Conteúdo Recomendado