Guarda celebra 25 de Abril e dedica Sessão Solene ao poder local

O Município da Guarda assinala o Dia da Liberdade, 25 de abril, com música, exposições e homenagens. Uma série de iniciativas que decorrerão na cidade e no concelho.

As comemorações iniciam-se no dia 24 de abril, às 18h00, no edifício Cultural de Gonçalo com a inauguração da Exposição “Tarrafal e a Guerra Civil de Espanha”. A mostra esteve patente em Lisboa, na Torre do Tombo, em 2006, assinalando a passagem do 70º aniversário de dois importantes eventos: a criação da Colónia Penal do Tarrafal, em Cabo Verde, e o início da Guerra Civil Espanhola, e no Paço da Cultura da Guarda, em 2009, regressando, agora, ao concelho da Guarda.
Nesse mesmo dia às 21h30, o Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) recebe o Grupo de Coral de Maçainhas para o concerto “Cantemos o Novo Dia”, com temas de Fernando Lopes Graça.

No Dia da Liberdade, as celebrações arrancam logo pela manhã, às 9h00, com uma arruada pelas ruas da cidade. A iniciativa conta com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, Grupo de Percussão de Valhelhas e o Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho de Gonçalo, que partirão de diferentes pontos da cidade: Praça Luís de Camões, Largo da Capela do Bonfim e Alameda de Santo André em direção à Praça do Município. Às 10h00, no jardim José de Lemos, será realizada uma visita à exposição “Liberdade para Criar”, desenvolvida pelos alunos do pré-escolar e escolas do 1º CEB do concelho, Conselho Municipal da Juventude e rede social das IPSS do concelho.

Logo depois, às 10h30, decorrerá junto ao edifício dos Paços do Concelho o Hastear da Bandeira que contará com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Gonçalo, Famalicão da Serra. Segue-se, às 10h40, no Patamar da Câmara Municipal da Guarda a atuação do Grupo Coral Pedras Vivas. Às 11h00, tem início a Sessão Solene Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril, na Sala António de Almeida Santos e que contará com as intervenções do Presidente Assembleia Municipal, José Relva, dos líderes parlamentares da Assembleia Municipal e Presidente de Junta de Freguesia Independente, de Antonieta Garcia, que falará sobre Carolina Beatriz Ângelo, da antiga presidente da Assembleia Municipal da Guarda, Cidália Valbom, da antiga presidente da Câmara da Guarda, Maria do Carmo Borges, do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel. A sessão solene contará ainda com a homenagem, com Medalha de Honra do Município a Antigos presidentes de Câmara e presidentes da Assembleia Municipal da Guarda, eleitos após 25 de abril.

À tarde, pelas 14h30, serão inauguradas as obras de Requalificação e Amplificação da Casa do Povo dos Galegos. O momento contará com um momento musical e com atividades de jogos tradicionais em parceria com a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda. A sessão que contará com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
O programa das Comemorações prossegue e às 15h30, na Quinta de Cima, em Vila Fernando, com a assinatura de Contrato de Financiamento. A assinatura deste acordo visa a recuperação da Capela da Quinta de Cima.

Já em Aldeia Viçosa, às 16h30, será ainda assinado um Contrato de que visa o restauro do teto da nave da Igreja Matriz da freguesia.

O dia de celebração da Liberdade termina associando-se a uma outra comemoração, a dos 18 anos do Teatro Municipal da Guarda com o concerto dos “Sétima Legião” no Grande Auditório do TMG. A banda regressa aos palcos, 40 anos depois do arranque da sua particular história que é uma das mais celebradas do pop rock nacional. O concerto está marcado para as 21h30.

PROGRAMA
24 de ABRIL
18H00
Inauguração e visita à Exposição “Tarrafal e a Guerra Civil de Espanha”
EDIFÍCIO CULTURAL DE GONÇALO
21H30
Concerto “Cantemos o Novo Dia”
pelo Grupo Coral de Maçainhas, com temas de Fernando Lopes Graça
PEQUENO AUDITÓRIO DO TMG


25 de ABRIL
9H00
Arruada

  • Banda Filarmónica de Famalicão da Serra
  • Grupo de Percussão de Valhelhas
  • Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho de Gonçalo
    RUAS CENTRO DA CIDADE
    10H00
    Exposição Liberdade para Criar
    pelos alunos do Pré-Escolar, Escolas do 1.º CEB e utentes das IPSS do Concelho
    JARDIM JOSÉ DE LEMOS
    10H30
    Hastear da Bandeira
  • Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários Egitanienses
  • Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo
  • Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra
  • Banda Filarmónica de Famalicão da Serra
  • Solista Leonor Fantasia, interpreta o Hino de Portugal
  • Momento Musical pelo Grupo Coral
    Pedras Vivas
    PRAÇA DO MUNICÍPIO
    11H00
    Sessão Solene Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril de 1974
    SALA ANTÓNIO DE ALMEIDA SANTOS
    13H15
    Mural de Abril
    pelos Alunos de artes da Escola Secundária da Sé
    ROSÁCEA
    14H30
    Inauguração da Obra de Requalificação e Ampliação da Casa do Povo dos Galegos
    Sede do Centro Recreativo do Núcleo Desportivo e Social da Guarda
    GALEGOS

15H30
Assinatura de Contrato de Financiamento
para Construção da Capela da Quinta de Cima
QUINTA DE CIMA – VILA FERNANDO
16H30
Assinatura de Contrato de Financiamento
para Obra de Restauro do teto da nave da Igreja Matriz de Aldeia Viçosa
ALDEIA VIÇOSA
21H30
Sétima Legião
Espetáculo Comemorativo do 25 de Abril e do 18º Aniversário do TMG
GRANDE AUDITÓRIO DO TMG


Conteúdo Recomendado