Guarda: Apresentação da peça de teatro “25 de Abril, Sempre”

A apresentação da peça “25 de Abril, Sempre!” pelo Teatro ABC – Companhia Nacional de Teatro Português marca o início de um conjunto de iniciativas que a Junta de Freguesia da Guarda vai promover, alusivas à comemoração e evocação dos 50 anos sob a revolução do 25 de Abril de 1974.

A Junta de Freguesia da Guarda está a disponibilizar, desde esta quarta-feira, 21 de Fevereiro, aos dois agrupamentos escolares a peça de teatro “25 de Abril, sempre”.

Hoje, dia 23 às 15h30, no auditório do IPDJ e depois às 21h30, na Casa do Povo dos Galegos, também haverá sessões abertas à população em geral.

Esta peça, que tem uma componente histórica, pedagógica, contemporânea e interativa, foi escrita por Nuno Miguel Henriques, autor e professor ainda hoje na área da História no ensino secundário público.
A peça tem uma abordagem imparcial do antes e depois da Revolução dos Cravos de 1974.

O antes e o depois, com a história concisa e rigorosa dos acontecimentos do Estado Novo, a sua implementação e queda, a segunda Grande Guerra, as crises coloniais, os movimentos separatistas, a guerra colonial, o general sem medo, as tentativas de golpes de estado, a ala liberal, o Professor Oliveira Salazar, o Marcelismo e vários nomes notáveis ligados ao pré-25 de Abril de 1974, das várias correntes ideológicas, são referenciados durante a representação por actores profissionais, reconhecidos pelo seu talento, versatilidade e grande dimensão artística.

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia da Guarda vai realizar outras actividades direccionadas à comunidade escolar e também à população em geral, nomeadamente a oferta de jogos e publicações alusivas à democracia e ao 25 de Abril.


Conteúdo Recomendado