Grande Rota do Côa vai ser alargada

O trilho pedestre “Grande Rota do Côa”, que conta atualmente com 30 quilómetros marcados entre Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) e Cidadelhe (Pinhel), vai ser alargado e deverá integrar mais dois concelhos. «Queremos abranger todo o Côa, com um percurso próximo do rio. A rota já atravessa Pinhel, Foz Côa e Figueira de […]

O trilho pedestre “Grande Rota do Côa”, que conta atualmente com 30 quilómetros marcados entre Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) e Cidadelhe (Pinhel), vai ser alargado e deverá integrar mais dois concelhos.
«Queremos abranger todo o Côa, com um percurso próximo do rio. A rota já atravessa Pinhel, Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo, sendo que contamos incluir Sabugal e Almeida», adianta João Quadrado, técnico da Associação Transumância e Natureza (ATN). É esta a entidade que está a fazer o levantamento de trilhos com a colaboração da Associação de Territórios do Côa, de vários municípios e de populares. A principal novidade é a adaptação do percurso para BTT e cavalo. «Há cada vez mais gente à procura dessas atividades», refere João Quadrado. A equipa da ATN já iniciou o trabalho de campo, solicitando também o contributo popular: «Procuramos voluntários e o máximo de informação possível: desde ruínas de pontes, locais para atravessar o rio, pontos de interesse, reparação de bicicletas e outros serviços», acrescenta o técnico. Quem quiser aderir deve contactar a ATN via email a.gama@atnatureza.org ou através dos telefones 271311202 ou 927388110. Pode também ceder informações através de um formulário disponível aqui.

Conteúdo Recomendado