Governo manterá em funcionamento a fundação Côa Parque

O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa (PSD) disse esta quinta-feira à Agência de Lusa que tem garantias do Governo de que a fundação Côa Parque não será extinta. Segundo Gustavo Duarte, a manutenção da fundação Côa Parque foi hoje aprovada em Conselho de Ministros, num ato que foi considerado «de inteira […]

O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa (PSD) disse esta quinta-feira à Agência de Lusa que tem garantias do Governo de que a fundação Côa Parque não será extinta.
Segundo Gustavo Duarte, a manutenção da fundação Côa Parque foi hoje aprovada em Conselho de Ministros, num ato que foi considerado «de inteira justiça» para com a região do Vale do Côa. «É com satisfação que vemos aprovada pelo Conselho de Ministros a manutenção da fundação Côa Parque, na medida em que a sua manutenção vem de encontro aos anseios da população da região do Vale do Côa. Para o autarca, com a manutenção da estrutura cultural, os dinheiros públicos serão mais bem acautelados». O também vogal do Conselho de Administração da fundação disse que desde a entrada em funcionamento da fundação a sua gestão mais rigorosa e com menos gastos. «Com esta solução mantém-se uma parceria entre o poder local e o poder central fundamental para a promoção e divulgação do património impar da região do Vele do Côa». O autarca social-democrata relembrou que os sócios fundadores da Côa Parque são os ministérios da Economia e do Ambiente e a Secretaria de Estado da Cultura, que detêm, em conjunto, 95 por cento do capital da fundação. Quatro por cento pertencem à Câmara Municipal de Foz Côa e o restante um por cento à Associação de Municípios do Vale do Côa. A fundação Côa Parque foi criada com o objetivo de promover a salvaguarda, conservação, investigação, divulgação e musealização da arte rupestre e demais património arqueológico, paisagístico e cultural do Museu do Côa a Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Conteúdo Recomendado