Protesto nacional contra portagens nas ex-SCUT decorre hoje

As comissões de utentes das antigas SCUT (vias sem custos para o utilizador), convocaram para hoje, dia 1 de março, um protesto nacional pelo fim das portagens. Segundo Francisco Almeida, representante das comissões de utentes das A23/A24/A25, «o protesto assumirá as formas que cada comissão de utentes entender: pode acontecer que não seja igual em […]

As comissões de utentes das antigas SCUT (vias sem custos para o utilizador), convocaram para hoje, dia 1 de março, um protesto nacional pelo fim das portagens.
Segundo Francisco Almeida, representante das comissões de utentes das A23/A24/A25, «o protesto assumirá as formas que cada comissão de utentes entender: pode acontecer que não seja igual em todo o lado, mas será sempre feito na rua e em espaços públicos». O objetivo assumido pelo movimento é o de «acabar globalmente com as portagens nas ex-SCUT», porque têm impacto negativo para todo o país e Francisco Almeida explica porquê: «A cobrança de portagens nas ex-SCUT só é benéfica para as concessionárias. O Estado aumentou-lhes as rendas quando introduziu as portagens. É mau para os cidadãos porque os empobrece, as empresas estão a degradar-se e há empresas e comércio a reduzir atividade e a dispensar pessoal». Além das rendas que paga, segundo as comissões de utentes, o Estado fica ainda a perder porque a medida está a atirar para o desemprego pessoas que contribuíam para a Segurança Social e pagavam impostos, o que deixam de o fazer, arrecadando o Estado menos receita, e aumentando os seus encargos sociais com o subsídio de desemprego. Na cidade da Guarda o buzinão como forma de protesto está agendado para as 17 horas, no Jardim José de Lemos.

Conteúdo Recomendado