Nos próximos anos vão ser investidos cerca de seis mil milhões de euros nos setores portuário, ferroviário, rodoviário, aeroportuário e em transportes públicos.
O setor ferroviário vai receber a fatia de leão deste investimento: são 2,6 mil milhões de euros.
Segue-se o setor marítimo-portuário com 1,5 mil milhões; o rodoviário com 898 milhões; os transportes públicos de passageiros com 755 milhões; o aéreo e aeroportuário com 241 milhões.
A maior parte do dinheiro para financiar estes investimentos vai ter como origem os fundos comunitários – o Acordo de Parceria 2020. São 2,6 mil milhões no total a vir de Bruxelas.
O setor privado vai entrar com 1,8 mil milhões, seguindo-se o dinheiro proveniente do Orçamento do Estado, 1,3 mil milhões.
O atual programa de fundos comunitários, o QREN que termina em 2015, vai entrar com 145 milhões, a maioria no setor rodoviário.
Setor ferroviário
– Corredor Sines/Setúbal/Lisboa – Caia – 800 a 1000 milhões
– Corredor Aveiro/Leixões – Vilar Formoso – 900 milhões
– Conclusão da modernização da Linha do Norte – 400 milhões
– Linha do Minho – 145 milhões
– Linha do Oeste – 135 milhões
– Linha do Sul – 20 milhões
– Linha de Leixões – 20 milhões
– Linha do Sul (terminal de Termitrena) – 14 milhões
– Linha Beira Baixa (Covilhã – Guarda) – 80 milhões
– Linha do Algarve – 55 milhões
– Linha do Douro (Caíde – Marco de Canavezes – 20 milhões
– Linha do Douro (Marco – Régua) – 20 milhões
– Linha do Douro (Régua – Pocinho) – 16 milhões
– Linha do Vouga (Aveiro – Semada do Vouga e Espinha – Oliveira de Azeméis) – 3 milhões
– Linha do Sul (Ramal de Neves Corvo) – 11 milhões
Setor marítimo – portuário
– Porto de Lisboa – Novo terminal de contentores – 600 milhões
– Porto de Leixões – criação de um novo terminal de contentores – 200 milhões
– Porto de Leixões – plataforma logística – 118 milhões
– Porto de Leixões – Novo terminal de cruzeiros – 50 milhões
– Porto de Leixões – Ampliação terminal de contentores sul – 38 milhões
– Via navegável do Douro – 74 milhões
– Porto de Aveiro – melhoria de acessos marítimos para navios de maior dimensão – 26 milhões
– Porto de Aveiro – melhoria de infraestruturas marítimas – 54 milhões
– Porto de Aveiro – melhoria das condições operacionais dos terminais – 4 milhões
– Porto da Figueira da Foz – 25 milhões
– Porto de Lisboa – Aumento do terminal de contentores de Alcântara – 47 milhões
– Porto de Lisboa – reativação do terminal do cais da Siderurgia Nacional – Seixal – 6 milhões
– Porto de Lisboa – melhoria da navegabilidade e descontaminação do estuário do Tejo Seixal + Alhandra – 90 milhões
– Porto de Lisboa – Nova garde de passageiros de cruzeiros – 25 milhões
– Porto de Setúbal -29 milhões
– Porto de Sines – Expansão do terminal de contentores XXI – 139 milhões
– Portos do Algarve – 10 milhões