GNR e Município de Sernancelhe assinam protocolo de teleassistência a pessoas vulneráveis

A Guarda Nacional Republicana, através do Comando Territorial de Viseu, e o Município de Sernancelhe assinaram hoje, 20 de agosto, um protocolo que prevê a prestação de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis do Concelho.

Depois de Lamego, Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Mangualde, Resende, Tarouca, Sátão, Castro Daire e São Pedro do Sul, Cinfães e Moimenta da Beira, Sernancelhe é o 13º município do distrito de Viseu a integrar este Projeto, que tem como destinatários cidadãos em dependência, incapacidade, solidão ou isolamento e que se encontrem em situação de risco ou vulnerabilidade.

Segundo a autarquia, “nesta primeira fase serão sete as pessoas a integrarem este projeto no Concelho de Sernancelhe, a quem serão entregues equipamentos de Teleassistência que garantem uma ligação direta 24 horas por dia e sete dias por semana com a Sala de Situação do Comando Territorial da GNR de Viseu”.

Denominados eGuard – Sistema de Teleassistência e Monitorização, os aparelhos que serão facultados aos utentes que integrarem o programa foram desenvolvidos pela ADSI – Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e Conhecimento, com sede na cidade de Guarda, e associam a facilidade de utilização à robustez e foram pensados para serem manuseados com extrema simplicidade por pessoas em situação de vulnerabilidade, que a qualquer momento necessitem de apoio e segurança.

“É um compromisso de serviço público”, referiu o Coronel Vítor Assunção, Comandante do Comando Territorial da GNR de Viseu, destacando a coordenação de esforços entre a GNR e o Município de Sernancelhe para que este programa seja implementado no Concelho. Explicando que cabe à GNR a componente operacional deste projeto, acrescentou que pretende complementar todos os outros que o Município já tem em curso, nomeadamente o Aldeias Humanitar.

Por seu turno, Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara, agradeceu a disponibilidade da GNR para enquadrar Sernancelhe no programa de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis, dando conta de que a autarquia está sempre recetiva a acolher iniciativas que confiram maior qualidade de vida à população, em especial a mais idosa e isolada.

Reconhecendo que a segurança e o acompanhamento são preocupações constantes que o Município tem, elogiou o projeto por pretender que as pessoas permaneçam no seu meio ambiente, por dar reposta imediata em caso de necessidade e contribuir para evitar ou retardar a institucionalização das pessoas em situação de dependência.

Depois da assinatura do Protocolo, em que o Município assume a responsabilidade de colaborar com a GNR, nomeadamente no levantamento das pessoas que podem integrar o programa e a adquirir o número de dispositivos para entrega aos utentes, Vicente Gonçalves, da ADSI, explicou como funcionam os equipamentos e foi realizada uma chamada teste com o Comando da GNR de Viseu.




Conteúdo Recomendado