A programação de janeiro a março apresenta mais de uma centena de propostas nos três equipamentos culturais da cidade – Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e Museu da Guarda (MG) – e em vários espaços do concelho. Há iniciativas para públicos e interesses variados na dança, música, teatro, cinema, exposições, oficinas, conferências, visitas guiadas e apresentação de livros.
O ano no TMG inicia com o espetáculo ‘Vamos Cantar as Janeiras’ em Dia de Reis (6 de janeiro) numa celebração da tradição e identidade coletiva. No dia 11, o Grande Auditório volta a ser palco de um magnífico evento com o Concerto de Ano Novo com a Ópera Die Fledermaus pela Orquestra Filarmónica Portuguesa.
No dia 16, o Pequeno Auditório recebe duas sessões do espetáculo visual e sonoro ‘Spectrum’, uma criação de Rui Pires/ASTA que pretende criar um espaço virtual onde a tecnologia atual se cruza com a arqueologia dos media.
A 18 de janeiro, a música chega pelo nome incontornável e figura carismática Manel Cruz, a voz dos Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido e Pluto. Personalidade de culto no rock português.
Ainda em janeiro, o teatro regressa ao TMG com Artistas Unidos que vão interpretar ‘1984’ de
George Orwell, icónica obra do escritor inglês na versão de Robert Icke e Duncan Macmillan.
O mês de fevereiro começa no TMG com um espetáculo de ballet ‘Carmen’ de Bizet pelo Ballet Flamenco de Barcelona. Este espetáculo mistura canto, dança e ópera (10 bailarinos e 5 músicos em palco), com coreografias tradicionais e contemporâneas.
A cantora Gisela João sob ao palco do Grande Auditório a 15 de fevereiro para apresentar o seu mais recente trabalho. ‘A Morte Saiu à Rua’ é o primeiro single do novo álbum da artista portuguesa editado este mês. Neste novo single, Gisela João reimagina e reinterpreta a icónica canção de Zeca Afonso, de 1972, acrescentando profundidade e criando uma mistura inesquecível entre tradição e contemporaneidade.
A 18 de fevereiro é exibido no Pequeno Auditório o filme ‘Eu Capitão’ De Matteo Garrone, que conta a história de dois jovens senegaleses que resolvem deixar a família em Dacar e tentar a sorte na Europa. Um drama comovente sobre um dos grandes problemas da atualidade, que mostra a crueldade a que são sujeitas as pessoas que tentam escapar à pobreza ou às guerras dos seus países
A 20 e 21 de fevereiro, Snails on Speed apresenta ‘Oprime.iRa’, um espetáculo de teatro e arte digital, com texto e encenação: Gabriel Godinho e Valdemar Santos. Uma história para oprimir a ira de desistir sem existir.
Ainda em fevereiro (dia 26) os ‘Amigos da Treta’ vão dar nova vida ao fenómeno de popularidade do teatro cómico criado em 1997 como ‘Conversas da Treta’ por António Feio e José Pedro Gomes.
No mês de março, o Teatro Físico apresenta ‘Cocktail da Evolução JAT – Janela Aberta Teatro’, no Café Concerto, no dia 7 de março. São dois espetáculos (interpretados por Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa) que transportam o público por diferentes géneros, desde o drama, à comédia à tragicomédia, através de linguagens.
No dia seguinte (8 de março) a proposta é o espetáculo de dança ‘Se Desta Janela, Debruçando-me’, uma criação de Paulo Brandão a partir de ‘O Marinheiro’ de Fernando Pessoa.
Os Virgem Suta sobem ao palco do Grande Auditório na noite de 14 de março. A celebrar 15 anos de carreira, os Virgem Suta apresentam o seu quarto álbum.
A 29 de março é a vez da banda Bateu Matou, um super grupo formado por Ivo Costa (Sara Tavares), Quim Albergaria (Paus) e Riot (Buraka Som Sistema). Os Bateu Matou são também uma tripla de produtores que traz uma enérgica abordagem percussiva.
No TMG continuam também patentes três exposições: ‘Transversalidades Fotografia Sem Fronteiras 2024’ no Foyer e ‘Memória, Que Futuro para o Nosso Passado’ no Edifício Polifónico até final de janeiro e ‘Cidade – Os mapas imaginados e a Arte Urbana Projetada’ até abril.
No primeiro trimestre do ano, a BMEL prossegue com o projeto ‘Guarda Memórias’ destinado aos centros de dia e lares no concelho da Guarda, que visa estimular e recolher memórias e para serem guardadas no fundo local da Biblioteca e haverá um conjunto de iniciativas dedicadas às famílias e aos mais jovens.
A 22 de janeiro terá lugar o espetáculo de teatro ‘Sermão Stº António aos Peixes’ destinado aos alunos do 11º ano dos dois agrupamentos de escolas da cidade e dia 27 será apresentado o livro ‘O menino no Mundo só seu’, de Susana Campos, dirigido aos alunos do 1º e 2º ciclos. Em fevereiro o teatro regressa dia 13 com o espetáculo ‘Sonhos D’Piratas’ por Birra Produções, numa atividade dirigida aos alunos do 6º ano dos agrupamentos de escolas. Tiago Sami Pereira apresenta no dia 21 de fevereiro a exposição e performance musical ‘Retalhos’. O Dia Mundial da Poesia celebrado a 21 de março será assinalado com duas iniciativas: uma oficina em torno do poema ‘Poema Adentro, Poema Afora’, para crianças dos 8 aos 12 anos, e um espaço em que a poesia encontra a singularidade de cada pessoa.
Na programação do Museu da Guarda destaca-se a inauguração do Museu-Escola em Aldeia Viçosa (dia 25 de janeiro) integrada na Rede Cultural e Criativa da Guarda e a apresentação pública do catálogo editado sob a chancela da Documenta «O frio da casa permanece no meu corpo» de Albuquerque Mendes por Valter Hugo Mãe, no dia 30 de janeiro. No dia 6 de fevereiro será inaugurada ‘Luz – No fundo, é a dúvida da visão’, de Manuel Gantes, que ficará patente na Galeria d’Arte Evelina Coelho até 27 de abril. Ainda em fevereiro será inaugurada dia 13 a exposição de gravuras e aguarelas ‘Entre gramagens’, de Simone dos Prazeres, com curadoria de Antonio Navarro, patente na Galeria Espaço #4 até 4 de maio.
A 21 de março haverá um ‘Recital de Primavera’ pelo Conservatório de Música de São José da Guarda no Auditório do Museu da Guarda e nos dias 28 e 29 de março serão realizadas as Jornadas de Arqueologia – III Ciclo Arqueologia na Comunidade: Comunicações. A iniciativa, que inclui uma ação de formação e visita orientada ao Centro Histórico da Guarda, assinala o Dia Nacional dos Centros Históricos.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui.