Desfile e Julgamento do Galo do Entrudo hoje na Guarda

O Desfile e Julgamento do Galo apresenta-se como uma sátira global aos males do mundo.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, o desfile tem início às 16 horas e culmina na Praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral, onde decorrerá o “Julgamento do Galo”, um espetáculo que “tem vindo a marcar a diferença nos programas de Carnaval de todo o país recorrendo à sátira e ao humor num tom popular e inteligente”.

A iniciativa envolve mais de 900 participantes, 29 carros alegóricos das freguesias do concelho e a novidade de um carro alegórico com sátira ao executivo municipal. Os grupos Tocándar, Toc & Rodão, Tumbala, NemFaNemFum, Nice Groove, Porbatuka, Karma Drums, Projeto EZ, Beira Brass Band, Moustache Band, Bardoada e Bombos do Paúl, animarão o desfile ao longo do percurso até à Praça Luís de Camões onde decorrerá logo de seguida o “Julgamento do Galo”. 

Os promotores adiantam que no julgamento “o vilão voltará a ser o ‘Galo do Entrudo’, que mais um ano volta a sentar-se no banco dos réus acusado de todo o mal que assolou o mundo no ano que passou”.

“Será, pois, julgado pelos seus pecados e atos inconsequentes e espera-se que seja condenado e morto pelo fogo em praça pública e assim cumprida a tradição do Entrudo na Guarda”, acrescentam.


Conteúdo Recomendado