Função pública terá devolução total de salários em 2016

“Reversão de cortes a funcionários do Estado será de 20% em 2015 e integral no ano seguinte”, anunciou Passos. É a resposta do governo ao chumbo do Constitucional em maio.

Passos Coelho anunciou esta quinta-feira de manhã, no Parlamento, que os funcionários públicos deixarão de ter cortes totais nos salários em 2016, para lá da legislatura deste governo.

A reversão de cortes na administração pública “será de 20% em 2015 e integral no ano seguinte”, anunciou o primeiro-ministro, numa novidade do Orçamento do Estado para 2015. Acrescentando uma frase ao discurso original escrito: “Se outras propostas não aparecerem entretanto.”

Estava prevista uma reposição gradual dos salários até estar concluída em 2018. E trata-se da resposta do governo, cinco meses depois, ao chumbo do Tribunal Constitucional, ao corte dos salários.

O primeiro-ministro fez ainda as contas para contrariar o discurso dos preguiçosos: “A redução de despesa sem qualquer precedente”, como afirmou, traduz-se numa redução de “11,5 mil milhões de euros de despesa primária do Estado”. E atacou: “Se não fosse o peso dos juros pela dívida do passado, o país estaria já com saldo orçamental confortável que permitiria desonerar fiscalmente os portugueses e reforçar algumas políticas públicas.”


Conteúdo Recomendado