Frente fria traz chuva mas temperaturas sobem (já) no fim de semana

Esta é a uma situação “a terminar sexta-feira”. Para sábado e domingo já não há previsão de precipitação.

Portugal Continental está com temperaturas mais baixas do que o habitual para agosto, mas o fim de semana trará novo aumento das temperaturas. À RTP3, Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), especificou que “não é diretamente a depressão Ellen que nos irá afetar no território do Continente, mas sim uma superfície frontal fria associada a essa depressão que vai trazer precipitação às regiões Norte e Centro já a partir do final desta quarta-feira”.

A chuva começa “no litoral”, deslocando-se depois “para toda a região Norte e Centro”, explicou a meteorologista Cristina Simões, acrescentando que, “até sexta-feira, poderá ir ao Alto Alentejo e região de Setúbal”, onde “poderá sempre haver chuva fraca ou chuvisco”.

Mas esta é a uma situação “a terminar sexta-feira”, sendo que “a partir do fim de semana já teremos novamente aumento da temperatura máxima e ausência de precipitação”, destacou a meteorologista do IPMA.

Também de salientar que a “agitação marítima será mais forte nos próximos dias”, com ondas “de noroeste que poderão atingir 3 ou 3,5 metros a norte do Cabo Raso”.

Já quanto a vento, este vai fazer-se sentir “essencialmente nas terras altas” na “aproximação da frente no Minho e Douro Litoral”, esta que será ” a região mais afetada” mas “nada muito tempestuoso”.

Depressão Ellen trará chuva intensa

Portugal continental, em especial as regiões do Norte e Centro, vai ser afetado hoje e amanhã por chuva intensa e agitação marítima, associadas à depressão Ellen.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que hoje irá aproximar-se do território do continente uma superfície frontal fria, associada à depressão Ellen, “de atividade moderada e com deslocamento lento”.

De acordo com o instituto, para hoje está prevista a ocorrência de chuva mais intensa no Minho e Douro Litoral e na quinta-feira nas restantes regiões do Norte e Centro. “A região Sul terá temporariamente um aumento de nebulosidade com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no Alto Alentejo”, é referido na nota.


Conteúdo Recomendado