Fotógrafo alemão vence concurso “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras”

Foto Concurso

Nesta 12.ª edição foram premiados 19 dos 600 concorrentes, oriundos de mais de 70 países.

O fotógrafo alemão Arez Ghaderi foi o vencedor do Concurso “Transversalidades 2023 – Fotografia sem Fronteiras”, promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na Guarda.

Segundo uma nota informativa da Câmara Municipal da Guarda, Arez Ghaderi venceu o concurso com o portfólio intitulado “On the way to Italy”, composto por “um conjunto de imagens que ilustram a saga da travessia marítima de imigrantes africanos rumo à Europa”.

Nesta 12.ª edição foram premiados 19 dos 600 concorrentes, oriundos de mais de 70 países.

“Foram galardoados fotógrafos de 14 nacionalidades: Portugal, Moçambique, Alemanha, Vietname, Estados Unidos, Indonésia, Espanha, Irão, Argentina, Turquia, Brasil, Afeganistão, Coreia do Sul e Peru”, precisou a autarquia numa nota enviada à agência Lusa.

Na categoria “Património natural, paisagens e biodiversidade”, o vencedor foi Son Duong Cong (Vietname) e foram entregues menções honrosas a Gabriela Martinez Manosalva (Estados Unidos), Wahyu Budiyanto (Indonésia) e Adra Pallón (Espanha).

No tema “Espaços rurais, agricultura e povoamento”, o prémio foi para Mercedes Castro (Espanha), com menções honrosas a Javier Arcenillas (Espanha), Mohammad Reza Fathi (Irão) e Felipe Tomás Jiménez Ordóñez (Espanha).

Rubén Horacio Romano (Argentina) venceu a categoria “Cidade e processos de urbanização”, com menções honrosas para Erçin Ertürk (Turquia) e Gerson Luís Turelly (Brasil).

Na categoria “Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social”, recebeu o prémio Sayed Habib Bidell (Afeganistão) e foram atribuídas menções honrosas a Ollie Pitt (Coreia do Sul), Pedro José Saavedra Macías (Espanha), Jose Carlos Rozas Carazas (Peru) e Quico García (Espanha).

A edição deste ano atribuiu ainda dois prémios especiais.

Com o apoio da Fujifilm, foi premiado o concorrente português Adão Salgado e com o apoio do CEI foi distinguido a concorrente Julia Mena Guirrugo, de Moçambique.

A Câmara da Guarda considerou que “os resultados da edição de 2023 reafirmam a qualidade e o alcance que o Concurso tem vindo a granjear, reconhecido como um dos principais concursos de fotografia a nível nacional”.

O projeto Transversalidades – Fotografias Sem Fronteiras teve início em 2011 com os objetivos “de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta”.

A exposição e o lançamento do catálogo desta edição terão lugar na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda no dia 15 de dezembro.


Conteúdo Recomendado