Este fim de semana há "chuva de estrelas"

Fim de semana promete espectáculo gratuito: basta olhar para o céu.

Acontece todos os anos, mas é um espectáculo garantido se as condições meteorológicas ajudarem: este fim-de-semana, entre as 14h30 de sábado e as 2h30 de domingo, ocorre a actividade máxima da famosa chuva de meteoros das Perseidas.

“Em Portugal, o pico será visível na madrugada do dia 13 a partir da 1h00. Contudo, valerá a pena observá-las à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de Agosto”, informa o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

“A melhor altura de observação será nas noites próximas da Lua Nova. O instante da fase de Lua Nova ocorre no dia 21 às 19h30 horas. A constelação de Perseus aparecerá acima do horizonte a Nordeste”, refere o OAL.

As chuvas de meteoros podem ser observadas todos os anos, em datas fixas. Ocorrem quando a Terra cruza um enxame de meteoróides, “um objecto sólido que se desloca no espaço interplanetário, de dimensões consideravelmente mais pequenas do que as de um asteróide e bastante maiores do que as de um átomo ou molécula”.

No seu site, o OAL faz outras sugestões para quem quer aproveitar Agosto para observar os astros. “Todos os planetas visíveis a olho nu podem ser observados no céu nocturno de Agosto de 2017”, informa a instituição.


Conteúdo Recomendado