Festa da Transumância em Fernão Joanes (Guarda)

O evento pretende “perpetuar o saber pelas gerações mais novas, valorizando produtos e tradições singulares e a sua autenticidade”.

No âmbito do Ciclo de Festivais de Cultura Popular promovido pelo Município da Guarda, a localidade de Fernão Joanes celebra a transumância nos próximos dias 21 e 22 julho, integrado no Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Concelho da Guarda. Um fim-de-semana em cheio para desfrutar do riquíssimo património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, da comunidade envolvida. O evento pretende “perpetuar o saber pelas gerações mais novas, valorizando produtos e tradições singulares e a sua autenticidade”.

Assim, a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes realiza mais uma edição da Festa da Transumância – Festival de Cultura Popular dedicado aos pastores da encosta da Serra da Estrela, onde todos os pastores das freguesias da encosta da Serra, Maçainhas, Corujeira/Trinta, Videmonte, Meios e Fernão Joanes serão mais uma vez homenageados pelas suas artes e ofícios pastoris.

Durante a iniciativa será possível visitar as canadas pastoris com passagem pelas Eiras – grande aglomerado de cortes pastoris (arquitetura pastoril), visita ao Museu de Tecelagem de Meios e assistir à demonstração de gastronomia pastoril tipicamente beirã.


Conteúdo Recomendado