Feriados e pontes dão sete miniférias em 2018

Posição dos dias festivos dá quatro fins de semana maiores e abre quatro possibilidades de ponte no novo ano.

Entre fins de semana, férias, feriados e pontes, os portugueses vão ficar em casa, no próximo ano, até 139 dias. 2018 traz treze feriados, 10 deles durante a semana, três fins de semana prolongados e outras quatro possibilidades de ponte.

O ano arranca logo com boas notícias. O primeiro dia de janeiro, à segunda-feira, marca também o primeiro fim de semana prolongado. Algo que só se repete quase três meses depois, com a Sexta-Feira Santa, a 30 de março. Dois dias mais tarde, a 1 de abril, chega a Páscoa – como sempre, ao domingo. Ainda em abril, o Dia da Liberdade celebra-se a uma quarta-feira. Maio abre com feriado à terça-feira: o Dia do Trabalhador é a primeira ponte do ano. A fechar o mês, o cenário repete-se, com o Corpo de Deus, sempre à quinta-feira, a deixar a hipótese de mais um fim de semana de quatro dias.

Em junho, o dia de Portugal coincide com um domingo e, durante o verão, a 15 de agosto, a Assunção de Nossa Senhora, a uma quarta-feira. Algo que se repete a 5 de outubro. No mês seguinte, o 1º de novembro assinala-se a uma quinta-feira e deixa em aberto mais um fim de semana de quatro dias. O arranque de dezembro traz notícias menos animadoras: os dias 1 e 8 serão ao sábado. Já no que toca ao Natal, celebra-se a uma terça-feira – é a última ponte de 2018.


Conteúdo Recomendado