Feira Farta regressa ao Mercado Municipal da Guarda este fim-de-semana

A autarquia promove a quarta edição da Feira Farta, nos dias 22 e 23 de setembro, com o objetivo de valorizar as freguesias e os seus produtos.

Segundo o autarca Álvaro Amaro, o certame, que irá decorrer no Largo do Mercado Municipal, na cidade da Guarda, contará com a participação das 43 Juntas de Freguesia do concelho que, durante os dois dias do certame anual, divulgam e comercializam os produtos do território.

“Nesta edição, a quarta, participam 412 produtores (mais 62 do que em 2017) com 511 produtos (mais 51 do que em 2017)”, disse o autarca na apresentação da edição deste ano do certame, realizada no edifício dos antigos paços do concelho, que foi reabilitado para acolher o Solar dos Sabores e a sede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Depois de referir que a Feira Farta de 2018 é a mais participada de sempre, Álvaro Amaro reconheceu que “o sucesso de uma iniciativa deste género é o sucesso de todo o concelho da Guarda”.

Para o autarca, o evento “é festa popular com economia”, assumindo tratar-se de “uma feira marcadamente popular, marcadamente da economia rural, marcadamente de estímulos indiretos ao trabalhar da terra”.

O tema central da quarta edição da Feira Farta será “O Vinho e a Vinha”.

No recinto da feira existirá uma zona de gastronomia dinamizada por dez associações da cidade, que disponibilizam pratos típicos da região, com destaque para a tradicional carne jarmelista.

Para a entrada do Mercado Municipal da Guarda estão previstas, tal como aconteceu nas edições anteriores, degustações e demonstrações gastronómicas com produtos e petiscos do concelho, muitos deles disponibilizados aos visitantes de forma gratuita.

 

Autarquia aposta na animação

 

Também as coletividades do concelho irão animar o espaço, nomeadamente o Grupo de Bombos Bomboémia – Itinerante, Grupo de Música Tradicional “Contraste Alentejano”, Rancho Folclórico da Guarda e haverá também atividades para os mais pequenos, como facepainting, jogos didáticos, ateliês de olaria e cestaria, entre outros.

No dia 22 de setembro, (sábado) pelas 21h30, haverá um concerto de Quim Barreiros.

No dia 23 de setembro (domingo), pelas 18 horas, decorrerá um concerto com Emanuel.

Pode consultar o programa na íntegra aqui.

 


Conteúdo Recomendado