Feira Anual do Jarmelo regressa no dia 2 de junho

A 36.ª Feira Concurso do Jarmelo inclui o 11.º Concurso Bovino da Raça Jarmelista, uma garraiada, concertos etnográficos, visitas encenadas ao Castro do Jarmelo e atividades de animação.

A 36.ª Feira Concurso do Jarmelo abre o Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda, a 2 de junho.

Este certame é uma iniciativa que tem como objetivo a promoção da raça bovina autóctone, a vaca Jarmelista. Do festival consta o concurso de gado e de um mercado ao ar livre de artes e ofícios ligados ao mundo rural, mas também muita animação com concertos etnográficos, visitas encenadas, espaço infantil, caminhadas, animação de rua e uma garraiada.

O certame começa às 8 horas e tem lugar no Castro do Jarmelo, povoado fortificado da Idade do Ferro, sobreviveu ao período romano até à Idade Média, altura em que D. Pedro a terá mandado arrasar por ser terra de um dos assassinos de Inês de Castro. O conjunto está classificado de Interesse público desde 1953.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia Jarmelo-S. Miguel, Junta de Freguesia Jarmelo-S. Pedro, Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e Acriguarda, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.

 

 


Conteúdo Recomendado