A Federação Portuguesa da Festa da História foi constituída por escritura pública esta semana, com o objetivo de congregar esforços em prol da atividade de promoção e divulgação das diversas manifestações e representações culturais e artísticas públicas que recriem feitos e ambientes históricos observando critérios de apuro e rigor histórico.
Com sede na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, esta associação cultural visa ainda promover a troca de experiências e partilha de informações dos seus associados no estudo, preservação e divulgação do património artístico, histórico e cultural de Portugal.
A Federação Portuguesa da Festa da História irá promover as festas, espetáculos e recriações com argumento histórico que sejam testemunho do património nacional, pondo em relevo o seu valor cultural, artístico e lúdico.
Ao mesmo tempo irá produzir e apoiar iniciativas que contribuam para melhorar a imagem e o conhecimento desses eventos e a sua divulgação nos meios turísticos nacionais e internacionais.