FCT prevê atribuir 1.200 bolsas de investigação, concurso é lançado na próxima semana

O concurso de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento 2016 vai ser lançado na próxima semana e prevê atribuir 1.200 bolsas, avançou esta quinta-feira o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, entidade que concede anualmente estes subsídios.

Paulo Ferrão precisou à Lusa que deverão ser concedidas 800 bolsas de doutoramento e 400 bolsas de pós-doutoramento, com os candidatos a poderem submeter as suas candidaturas de 15 de junho a 15 de julho. Os resultados deverão ser conhecidos em novembro, admitiu.

O presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) falava à Lusa, após a assinatura, em Lisboa, de um protocolo de cooperação científica e tecnológica entre Portugal e a Comunidade Ismaelita, para a África lusófona.

O concurso de 2016 proporcionará um total de mais 267 bolsas, face ao número de bolsas aprovadas em 2015, que foram 933 de doutoramento e pós-doutoramento, de acordo com o portal da FCT.

O aumento previsto do número de bolsas irá concentrar-se nas bolsas de doutoramento, mais 401 comparativamente a 2015, dado que o número de bolsas de pós-doutoramento será menor, menos 134 em relação ao ano passado.

O programa do Governo, para a ciência, prevê a progressiva substituição de bolsas de pós-doutoramento pela contratação de doutorados.

A FCT é a entidade pública, na dependência do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que subsidia a investigação em Portugal.

O corte das bolsas foi criticado pela comunidade científica, durante os governos PSD-CDS/PP liderados por Pedro Passos Coelho, de 2011 a 2015.


Conteúdo Recomendado