“Fado batido” retratado em espetáculo apresentado hoje no TMG

O Fado Batido consistia “num sapateado virtuoso que dialogava ritmicamente com o instrumental e a voz, emanando um certo erotismo”.

O “fado batido”, vertente de dança do fado que teve grande expressão na cidade de Lisboa, é o tema central do espetáculo musical e de dança “Bate Fado” que subirá ao palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) esta noite.


“Bate Fado”, espetáculo promovido por Jonas & Lander e a Sinistra Associação Cultural, foi considerado pelo Expresso como Melhor Espetáculo de Dança de 2021, e estará em cena hoje, dia 25 de fevereiro, pelas 21h30, no TMG.


A peça de dança/música traz a palco “um processo de reinterpretação e livre restauro do Fado Batido”, vertente dançada do fado que consistia “num sapateado virtuoso que dialogava ritmicamente com o instrumental e a voz, emanando um certo erotismo”.


“Os historiadores estão de acordo quanto às origens do fado remontarem ao Brasil do século XVII enquanto dança afro-brasileira entrançada com o fandango ibérico. Posteriormente, o fado e as suas danças desenvolveram-se em Lisboa, sempre em processo de mescla, inseridas num contexto multicultural tão característico das cidades portuárias”, refere o TMG.


Os artistas que interpretam esta peça preenchem as lacunas de informação sobre o Fado Batido com o seu imaginário coreográfico em diálogo direto com danças folclóricas portuguesas e afro-brasileiras.


A dupla Jonas&Lander cria, desde 2013, obras performativas híbridas, entre a dança e a música. Em 2015 fundaram a Sinistra Associação Cultural, uma estrutura sediada numa casa no centro da vila de Sintra que promovia eventos de fado com regularidade semanal.


Jonas desenvolve em paralelo ao seu trajeto na dança contemporânea uma carreira como cantautor e fadista profissional iniciada em 2006. Por sua vez, Lander afirma-se também como um multi-instrumentista autodidata, com forte interesse pela polirritmia e com enfoque na mescla entre o território gestual e o território rítmico.


No seu curto trajeto, Jonas&Lander contam já com um variado leque de peças de autor como “Matilda Carlota” (2014), “Arrastão” (2015), “Adorabilis” (2017), “Lento e Largo” (2019) e “Coin Operated” (2019).


Os bilhetes para o espetáculo que conta com a interpretação de Catarina Campos, Jonas, Lander Patrick, Lewis Seivwright e Melissa Sousa, ainda estão disponíveis no site e na bilheteira do TMG, por 8 euros.


A Bilheteira presencial do TMG está aberta em noites de espetáculo, das 20h30 às 21h30.


Conteúdo Recomendado