Exposição sobre Manuel António Pina no Centro Cultural de Trancoso

O Centro Cultural de Trancoso acolhe a partir de hoje exposição biográfica e literária dedicada a Manuel António Pina, falecido em 2012. A mostra, intitulada “Manuel António Pina – escrever para vencer os pesadelos e salvar a vida”, é constituída por livros, artigos publicados em jornais e revistas, fotos e referências a prémios que foram […]

O Centro Cultural de Trancoso acolhe a partir de hoje exposição biográfica e literária dedicada a Manuel António Pina, falecido em 2012.
A mostra, intitulada “Manuel António Pina – escrever para vencer os pesadelos e salvar a vida”, é constituída por livros, artigos publicados em jornais e revistas, fotos e referências a prémios que foram atribuídos ao escritor, poeta e jornalista falecido em 2012, segundo a organização. A Câmara Municipal de Trancoso assinala que Manuel António Pina «foi uma pessoa singular, amigo da sua Beira, da sua terra natal (Sabugal), das suas origens, designadamente Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, e das suas raízes judaicas». A exposição vai estar patente nas instalações do Centro Cultural de Trancoso, até ao dia 29 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e ao sábado e domingo das 14 às 18 horas. No âmbito da iniciativa, no dia de hoje e na quarta-feira, o Centro Cultural de Trancoso promove uma animação de leitura infantil dedicada ao 25 de abril, com a história do livro “O Tesouro”, da autoria de Manuel António Pina. O escritor, poeta e jornalista Manuel António Pina nasceu no Sabugal, distrito da Guarda, em 1943, e morreu no dia 19 de outubro de 2012, no Porto. É autor de poesia, ficção, crónica, literatura infantil e de duas dezenas de peças de teatro, tendo sido distinguido com o Prémio Camões 2011. Era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias entre 1971 e 2001.

Conteúdo Recomendado