Exposição de rua de Michael Benson patente na Praça Velha da Guarda

O sistema solar visto pelo olhar artístico do fotógrafo e realizador norte-americano, Michael Benson, é assim em “Outros Mundos”, exposição de rua que integra os Encontros de Fotografia Sem Fronteiras do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e que vai estar patente na Praça Velha, de 7 de abril a 1 de maio.

Entre a ciência e a arte: esta é uma mostra organizada pela Fundação La Caixa e pelo Município da Guarda e cuja inauguração está marcada para as 11h00 da próxima quinta-feira, dia 7.

Na sessão inaugural, na Praça Velha, vão estar presentes o presidente da Câmara da Guarda e do CEI, Sérgio Costa, o curador da Fundação ”la Caixa”, Artur Santos Silva, e Kike Herrero, comissário desta exposição.

A mostra “Outros mundos. Viagem pelo Sistema Solar guiada por Michael Benson”, foi apresentada pela primeira vez em Espanha em 2020. Chega agora a Portugal, com a colaboração do BPI, da Câmara Municipal da Guarda e do Centro de Estudos Ibéricos, no formato Arte na Rua, para proporcionar um percurso científico e artístico pelo sistema planetário através de 40 fotografias de grande formato, selecionadas e processadas pelo cineasta, artista e escritor norte-americano Michael Benson.
O autor escolhe e trata imagens originais a preto e branco captadas em várias missões planetárias das principais agências espaciais, como a ESA e a NASA, para compor mosaicos a cores. O resultado é uma viagem pela incrível diversidade de mundos que constituem o Sistema Solar através de fotografias de enorme beleza obtidas ao longo de seis décadas de exploração robotizada.


De reforçar que esta exposição de rua integra a programação de atividades dos V Encontros Imagem & Território: Fotografia sem Fronteiras do CEI, que irão decorrer de 21 a 24 de abril de 2022, na Guarda. Incluídos no projeto Transversalidades, estes encontros em torno da Fotografia e do Território resultam do envolvimento ativo do CEI na cooperação territorial e no seu compromisso com o território fronteiriço da raia central ibérica.


Conteúdo Recomendado