Sidney Cerqueira é um jovem carismático artista plástico originário da Guiné em plena ascensão artística e de reconhecimento público. Radicado em Portugal, as suas obras destacam-se pela beleza plástica, graça, cor e movimento. Nos últimos anos Sidney Cerqueira tem exposto os seus trabalhos, individualmente, na Guiné Bissau, Cabo Verde, Luxemburgo, Senegal e Portugal. A sua pintura advém das memórias etnográficas de África, em comunhão com o sentir existencial da Europa. A exposição “Contos” é, pois, um corolário de pequenas histórias que saltam à vista a partir de cada tela. Cada obra transmite um saber, uma tradição, um momento de vida, numa espécie de compêndio cultural que Sidney Cerqueira atribui a cada pincelada. Cada conto pintado conta um conto por si. Como numa partitura musical, outros instrumentos acompanham a composição sob a forma de letras: poemas e histórias escritas.
“Contos” ficará patente até 29 de março e pode ser visitada de terça a quinta-feira, das 16 às 19 horas e das 21 às 23 horas. Às sextas-feiras das 16 às 19 horas e das 21 às 24 horas. Aos sábados das 15 às 24 horas e aos domingos das 15 às 19 horas. A entrada é livre.
Exposição de pintura de Sidney Cerqueira inaugurada sábado no TMG
No próximo sábado, dia 24 de janeiro, o Teatro Municipal da Guarda (TMG) inaugura na Galeria de Arte, pelas 17 horas a exposição “Contos” do artista plástico guineense Sidney Cerqueira. A sessão tem entrada livre e contará com a presença do autor.