Também de destacar que a balança comercial do setor se mantém largamente positiva, com o valor das exportações a exceder o das importações em mais de mil milhões de euros, mesmo que os últimos três anos tenham sido de queda nas vendas ao exterior.
Uma análise da evolução do comércio internacional do setor entre 2009 e 2013, divulgada no último Boletim Mensal da Economia Portuguesa, uma publicação conjunta do GEE – Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e Inovação e do GPEARI – Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, revela que a balança comercial destes bens é favorável desde 2011, passando de um saldo negativo de 1440 milhões de euros no ano anterior (menos 914 milhões de euros em 2009) para saldos sempre positivos nos últimos três anos, que culminaram num total de 1179 milhões de euros em 2013, depois de ter atingido 1839 milhões um ano antes.
Nos cinco anos analisados, a cobertura das exportações pelas importações passou de 84,9%, em 2009, para 121,2% no ano passado, um resultado que ficou a dever-se ao aumento de 31,2% das exportações no período, enquanto as importações caíam 8,1%.
Para este desempenho, o autor do estudo, Walter Anatole Marques, teve em conta não apenas as transações internacionais de veículos automóveis e outros veículos terrestres, como também as relativas a partes de veículos, acessórios e componentes diversos, com estas últimas a ultrapassarem as de veículos, tanto a nível das exportações, como das importações.