Estrela Grande Trail

O concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, recebe no fim de semana, dias 11 e 12 de maio, uma corrida de montanha que mobiliza mais de 1.800 participantes e que constitui uma mais-valia para a dinamização económica da região.

O evento Estrela Grande Trail, organizado pela Câmara Municipal de Manteigas e pela Armando Teixeira – Outdoor Events, vai decorrer no sábado e no domingo na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

“Manteigas vai ter novamente muitos atletas na área do trail, da corrida de montanha, num território privilegiado e com condições ímpares para a prática desta modalidade”, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho.

Segundo o autarca, com a realização da prova estarão “mais de 1.800 pessoas no território, mobilizadas pelo concelho de Manteigas”.

A iniciativa mobiliza participantes nacionais e estrangeiros e é considerada “uma das melhores provas do país”, disse.

Realiza-se “em paisagens únicas do planalto central da Serra da Estrela” e visa “demonstrar o grande potencial de atratividade que o concelho [de Manteigas] tem para a prática dos desportos de montanha”, referiu Esmeraldo Carvalhinho.

O evento desportivo inclui quatro provas de corrida em montanha: Estrela Grande Trail (com 80 quilómetros), Estrela Orion Belt (49 quilómetros), Estrela Taurus (26 quilómetros) e Estrela Ursa Minor (15 quilómetros).

A prova está centrada em Manteigas, mas abrange os vizinhos concelhos de Seia, Gouveia e Covilhã.

“Atravessa as zonas, do meu ponto de vista, mais atrativas do concelho de Manteigas, com declives bastante acentuados, com subidas bastante acentuadas, aquilo que é mais intrínseco à prática do trail, ainda por cima numa paisagem única e natural como é o Parque Natural da Serra da Estrela”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Esmeraldo Carvalhinho, no fim de semana, “quase dois milhares de pessoas vão andar pelo concelho de Manteigas, a animar a economia local”.

“Neste momento [no concelho de Manteigas], temos 565 camas e não temos camas para tanta gente. O que é verdade é que mobilizamos toda a área do tecido económico no âmbito da hotelaria, das dormidas e também da restauração, apanhando todo o núcleo central da Serra da Estrela, praticamente desde Oliveira do Hospital até à Guarda”, disse.

O autarca lembra que há dez anos, quando também foi presidente do município de Manteigas, apostou no desporto e lançou as iniciativas Manteigas Capital do BTT e Manteigas Capital dos Trilhos Verdes.

Uma década depois, reconhece que a aposta está “a dar frutos” e hoje, aquele município que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, está a “receber resultados positivos” dessa estratégia.


Conteúdo Recomendado