Espetáculo “Eu! Krapp…” na Guarda

O espetáculo, com criação e interpretação de Daniel Rocha, vai ser apresentado nos dias 26 (21:00) e 27 (16:00) de junho, na Casa da Cultura de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda.

O ator e encenador Daniel Rocha vai apresentar este mês em Famalicão da Serra, Guarda, o espetáculo “Eu! Krapp…”, criado “a partir de Samuel Beckett e outros pelintras”, no âmbito do mestrado em Teatro da Universidade de Évora.

O espetáculo, com criação e interpretação de Daniel Rocha, vai ser apresentado nos dias 26 (21:00) e 27 (16:00) de junho, na Casa da Cultura de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda.

Segundo a sinopse da peça, “numa noite, num futuro possível, um homem velho, cansado, com dificuldade em ver e ouvir, espera a hora certa, no dia do seu aniversário, para gravar numa bobina um resumo daquilo que foi o ano que passou”.

“Viciado em bananas e em álcool, vive e ouve os seus pensamentos no meio do silêncio e da escuridão que o rodeiam. Antes da hora da tradicional gravação, procura no livro de registos do seu arquivo uma bobina específica e ouve-a como forma de inspiração. A ‘caixa três, bobina cinco!’ revela-nos o ano dos seus 39 anos e o mergulho nos seus dias amargos: a recusa do amor em nome da obra maior”, acrescenta.

A fonte refere que “Eu! Krapp…” mostra “a angústia de existir num futuro refém do seu próprio passado e a tentativa desesperada de o reviver através da preservação da memória”.

No espetáculo, que é “exigente em termos físicos e psicológicos”, Daniel Rocha, de 39 anos, natural da Guarda, vai interpretar a personagem do velho Krapp.

“O aspeto físico [da personagem teatral] é o mais fácil. Em termos psicológicos é mais complexo, porque o Krapp velho é alguém que se revolta contra aquilo que o seu antecessor fez e, de certa forma, estragou-lhe a vida”, contou hoje à Lusa.

O aluno de mestrado está a preparar o espetáculo desde março e, como também é professor no Instituto de Gouveia – Escola Profissional, onde leciona a disciplina de Português, a tarefa “não tem sido fácil”.

O espetáculo “Eu! Krapp…” tem criação e interpretação de Daniel Rocha, caracterização de Eunice Lopes, orientação de Paulo Alves Pereira, desenho e operação de Luz de António Freixo, vídeo de Luís Costa, quadros de Jos van den Hoogen e imagem gráfica de Sara Esteves.

O aluno tem apoios à produção da Casa da Cultura de Famalicão da Serra, Junta de Freguesia de Famalicão da Serra, Universidade de Évora, Teatro Municipal da Guarda/Município da Guarda/Incentivart e Escola de Artes da Universidade de Évora.

Daniel Rocha tem desenvolvido vários projetos de teatro na região da Guarda e encenações e coordenação de espetáculos em contexto escolar e formativo.


Conteúdo Recomendado