Escola Electrão já tem 150 mil alunos inscritos

Cerca de cento e cinquenta mil alunos já estão inscritos na Escola Electrão, iniciativa que desafia as escolas ao encaminhamento adequado dos Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA) para a Rede Electrão.

As escolas interessadas em participar têm até 18 de janeiro para se inscrever, e devem reunir o máximo destes resíduos nos primeiros três meses de 2016, para vencerem prémios num valor total superior a 33 mil euros.

A Escola Electrão é uma campanha da Amb3E que pretende sensibilizar e envolver os professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, para a importância da reciclagem dos REEE e RPA. Tem o apoio da Direcção-Geral da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), destinada, essencialmente, às escolas do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e do Ensino Secundário,

“Estamos muito satisfeitos pelo interesse que as escolas têm demonstrado em contribuir para um ambiente e uma economia mais saudáveis, através do correto encaminhamento destes resíduos. O facto de vermos cada vez mais jovens a quererem participar mostra-nos que devemos continuar a sensibilizar a população para esta temática, incentivando a adoção de comportamentos mais sustentáveis. Por isso mesmo, e em articulação com os nossos parceiros institucionais, estamos a alargar o prazo de inscrições até 18 de janeiro”, explicou em comunicado Pedro Nazareth, diretor-geral da Amb3E, associação que gere a Rede Electrão e é responsável pela Escola Electrão.

O projeto nasceu em 2008 e já contou com quatro edições, nas quais foram recolhidas cerca de 5 mil toneladas de resíduos. A iniciativa regressou este ano com novos desafios e prémios mais atrativos: a escola que reúna mais resíduos será premiada com 10 mil euros. As escolas que reunirem mais lâmpadas e pilhas podem receber até 2 mil euros. Haverá ainda dois prémios per capita de 1.500 euros e de 1.000 euros, bem como um prémio para a vencedora de cada distrito, de 750 euros e uma bonificação para as escolas participantes que reúnam pelo menos uma tonelada de REEE/RPA.

Outra novidade desta edição é um prémio de sensibilização ambiental, que pretende destacar os projetos de educação ambiental que representem um benefício para a comunidade onde a escola aderente esteja inserida. Os projetos submetidos devem incluir a produção de um vídeo, complementado com um manifesto escrito, que demonstre, de forma apelativa e original, como implementar uma ação de sensibilização, recolha e encaminhamento adequado dos REEE e/ou RPA.

As recolhas de resíduos nas escolas irão decorrer entre janeiro e março de 2016, e as escolas vencedoras serão anunciadas em junho. Esta campanha pode ser realizada em simultâneo com outros projetos no âmbito da sustentabilidade.


Conteúdo Recomendado