Escape Livre arranca para o meio século de existência

No princípio era a Rádio, depois o Clube, mas em todas as ações Escape Livre desde 13 de fevereiro de 1973 era notório o empenhamento em prol da Guarda e da região.

Criado em 1973, o Escape Livre é o mais antigo programa de rádio sobre automóveis em Portugal. Celebrados os 49 anos e a caminho de meia década de existência continua com transmissão regular e semanal na Rádio Altitude da Guarda, ela também a estação regional mais antiga a caminho dos seus 75 anos.

Luís Celínio foi o mentor da ideia e foram muitas as vozes que nestes 49 anos de história deram vida ao programa. Carlos Bento, Luís Ribeirinho, Mário Sucena e Isabel Coelho logo seguidos do jornalista Francisco Rodrigues Carvalho fizeram parte dos primeiros a juntar-se à equipa. Jorge Antunes, João Lopes e Nuno Antunes e, a voz atual do programa, Pinto Moreira, juntaram também os seus nomes ao histórico programa. Em conjunto, deram voz ao Escape Livre desde a sua primeira emissão no dia 13 de fevereiro. Curiosamente, o dia escolhido pela UNESCO em 2011 para se começar a celebrar o Dia Mundial da Rádio.

Dois momentos, às terças e quintas-feiras, de 13 minutos cada, davam conta das principais novidades do mundo automóvel, nas vertentes de segurança, indústria, comércio e desporto. Mais tarde passaria a ser transmitido semanalmente com uma hora de duração.

Comércio e indústria, competição e segurança são os pilares em que se tem baseado o trabalho do Escape Livre.

Ao longo de quase cinco décadas de emissões, são muitos os momentos marcantes e as iniciativas levadas a cabo pelo programa. A criatividade era a palavra de ordem, e o primeiro modelo testado para o programa foi um Fiat126, cedido pelo concessionário Lúcio Romão e Herdeiros, que teve também que ceder o motorista, já que nenhum dos locutores na altura tinha carta de condução. Seguiu-se um Renault5, experimentado diretamente na fábrica das então Indústrias Lusitanas Renault, sediada na Guarda.

Em 1986, o programa recebe da Câmara Municipal da Guarda a Medalha da Cidade e um louvor gravado em ata. Destaque, também, para a criação do Troféu Yoplait, em 1979, destinado à melhor organização de provas do Campeonato Nacional de Ralis, por escolha de um júri de jornalistas, que acompanhava a competição, que em muito contribuiu para a melhoria organizativa dos ralis em Portugal.

Por fim, o sucesso do programa deu origem à criação do Clube Escape Livre, que aconteceu a 12 de setembro de 1986, e adotou como lema “O automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda e tem contribuído com as suas organizações para a divulgação do património do concelho da Guarda e de outras regiões do país.

A caminho do meio século de vida, o programa é atualmente transmitido às quintas-feiras, depois do noticiário das 18h00 na Rádio Altitude, com reposição ao sábado.


Conteúdo Recomendado