“O objetivo da KIC InnoEnergy é oferecer um apoio integral a investigadores públicos e privados de modo a aumentar a eficácia e rapidez de transição dos seus projetos para o mercado”, explicou a empresa em comunicado.
O período de candidaturas decorre até dia 10 de abril. Entre abril e maio decorrem as várias entrevistas dos candidatos pré-selecionados e, nos primeiros dias de junho, é comunicada a decisão final.
Criada em 2010, a KIC InnoEnergy já ajudou alguns empreendedores e inovadores portugueses na efetivação das suas ideias. “[Temos] uma estratégia de parceria especificamente orientada para o desenvolvimento de tecnologia, a fim de lançá-la no mercado na forma de produtos ou serviços comercialmente viáveis”, explica a KIC InnoEnergy.
Os candidatos selecionados podem, com a ajuda da multinacional, transpor barreiras à inovação, tendo acesso aos parceiros de negócio ideais, apoio no desenvolvimento empresarial, financiamento e proteção da propriedade inteletual, bem como a encontrar os primeiros clientes e ver facilitada a entrada no mercado europeu da energia.
A KIC InnoEnergy foi fundada por 27 parceiros – todos key players na área da energia, entre empresas, institutos de investigação e universidades de oito países da UE, incluindo Portugal. A organização público-privada dispõe de uma carteira de investimento de €400 milhões anuais para garantir que a inovação em energia na Europa beneficia de mecanismos de apoio adequados ao seu desenvolvimento com impacto no mercado.