Elite da Orientação em BTT disputa Europeu de Idanha-a-Nova

A fina flor da Orientação em BTT mundial invade os trilhos de Idanha-a-Nova até ao próximo sábado, na disputa dos Campeonatos Europeus de Elite, Juniores e Jovens e ainda dos Mundiais de Veteranos.

São 380 participantes de 24 países que competem durante uma semana num grande evento que conta com a presença dos líderes dos rankings mundiais masculino e feminino.

Idanha-a-Nova, Idanha-a-Velha, Termas de Monfortinho, Penha Garcia, Vale das Eiras, Proença-a-Velha e Alcafozes são as localidades que recebem os eventos de Orientação em BTT, que terminam no dia 13 de junho.

De realçar que nas Elites as provas são pontuáveis para a Taça do Mundo (Wcup), pelo que participam atletas de fora da Europa.

Na abertura oficial do Europeu, na segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realçou o “prestígio internacional que a Orientação tem dado a Portugal”.

“É fruto do investimento realizado em territórios de excelência para a prática da modalidade, como é o caso de Idanha-a-Nova, mas também do trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e pelos diferentes clubes portugueses”, observou.

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, esteve presente no arranque da competição. Este responsável felicitou Idanha-a-Nova pela “aposta na organização de grandes eventos desportivos”, defendendo que são “decisivos para atrair pessoas para a prática desportiva e constituem um fenómeno de desenvolvimento das economias locais”.

A organização conjunta de mais uma grande prova internacional com a Câmara de Idanha-a-Nova é motivo de satisfação para o presidente da FPO. Para Augusto Almeida, os “terrenos com grande valia técnica” e a boa relação com a autarquia garantem “muitos e bons anos de eventos de Orientação no concelho de Idanha-a-Nova”. A colaboração é, por isso, para continuar.


Conteúdo Recomendado