No final, o utilizador pode optar por guardar o EcoKopo como recordação ou devolvê-lo à organização do evento e recuperar o seu dinheiro. Este é o conceito do EcoKopo, um copo reutilizável que pretende substituir os copos descartáveis e reduzir o desperdício de plástico, protegendo o ambiente.
A EcoKopo foi lançada há exactamente um ano por David Figueira, que teve contacto com o conceito dos copos reutilizáveis em dois eventos durante um período de Erasmus e resolveu implementar o conceito em Portugal.
Além de ser uma alternativa mais sustentável aos copos de plástico, os EcoKopos servem também como meio difusor de publicidade, já que as empresas ou organizações dos eventos podem personalizar os copos. Atualmente, estes copos reutilizáveis são produzidos em Espanha e França, mas é objetivo da EcoKopo trazer a produção para território nacional.
Os EcoKopos podem ser adquiridos ou alugados através do site da empresa, solicitando um orçamento para o modelo e quantidade desejada.
No espaço de um ano, a EcoKopo esteve presente em eventos como a Festa do Caloiro do ISCTE-IUL 2013, Talkfest´14, Festival MED, Agitágueda, Festival Folk Celta, FATT – Festival de Didgeridoo, Feira Alternativa de Lisboa e Encontro da Primavera na Herdade do Freixo do Meio. Para este mês de novembro está agendada a participação na Feira Alternativa do Porto, Encontro do Outono na Herdade do Freixo do Meio, Portugal Festival Awards e III Conferência Inernacional FAUNA.
A empresa estima que ao longo deste primeiro ano de atividade evitou o desperdício de 18.500 copos descartáveis.