Documentário de Pedro Renca sobre saúde mental exibido hoje no TMG

Hoje, dia 17 de fevereiro, o Teatro Municipal da Guarda (TMG) apresenta o segundo documentário do guardense Pedro Renca, “Umbra”. O filme, novamente sobre a temática da saúde mental, passa às 21h30, no pequeno auditório.

Na história, Rute tenta encontrar um equilíbrio entre a sua saúde mental e o mundo que a rodeia. Umbra, uma égua de raça frísio, é o seu maior apoio emocional. Após ter sido diagnosticado um tumor sarcoide a Umbra, a intervenção cirúrgica para a sua remoção torna-se a única solução viável. Rute entra num quadro de ansiedade e tristeza profunda. Nasce, assim, um jogo onde Rute e Umbra se vão amparar mutuamente nas suas tormentas e incertezas.

No final da exibição do documentário está previsto um debate que contará com a participação de José Carlos Gomes, enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e doutor em Saúde Pública; Soledade Lourenço, enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e mestre em Toxicodependência e Patologias Psicossociais – ULS Castelo Branco EPE; e ainda do realizador Pedro Renca, enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, mestre em Toxicodependência e Patologias Psicossociais- Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria e Saúde Mental. A estará a cargo de Madalena Ferreira, licenciada em Jornalismo e Direito, jornalista da SIC e do Jornal de Notícias.

Os interessados podem adquirir os bilhetes aqui.


Conteúdo Recomendado