Distrito da Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para oito o número de distritos sob aviso laranja devido a neve e manteve em sete os avisos por causa de forte agitação marítima. Sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, até às 19h59 de hoje, estão os distritos de Bragança, […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para oito o número de distritos sob aviso laranja devido a neve e manteve em sete os avisos por causa de forte agitação marítima.
Sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, até às 19h59 de hoje, estão os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga devido a queda de neve. O IPMA prevê queda de neve acima dos 400 metros de altitude. Devido a ondas entre os quatro a seis metros, estão sob aviso laranja, até às 17h59, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga. O aviso laranja é o segundo mais grave na escala do IPMA e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que é recomendado a manutenção ao corrente das condições meteorológicas e o seguimento das orientações da Proteção Civil. O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro períodos de céu muito nublado, aguaceiros que poderão por vezes ser de granizo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e que serão de neve acima dos 400/600 metros de altitude e vento moderado de noroeste, soprando forte no litoral com rajadas de 70 quilómetros/hora até ao final da tarde. Nas terras altas o vento vai soprar forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora. Está também prevista uma pequena descida das temperaturas mínima e máxima. No Sul, preveem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos que serão de neve acima de 800 metros de altitude, vento moderado de noroeste, soprando forte no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros/hora, e uma pequena descida da temperatura máxima. Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa e no Porto prevê-se 10 graus Celsius, em Faro 13, no Funchal 21, em Angra dos Heroísmo e Ponta Delgada 16, em Santa Cruz das Flores 17 e na Guarda 4.

Conteúdo Recomendado