Distrito da Guarda sob alerta vermelho devido ao calor

Sol Pixabay

Alerta mantém-se até à noite de quarta-feira.

Os termómetros vão chegar, esta terça-feira, aos 40ºC (e em alguns casos ultrapassar) em vários distritos do país, motivo pelo qual o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos em alerta vermelho.

Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Viseu, Vila Real e Bragança são as cidades com as temperaturas mais altas, sendo Castelo Branco a mais quente de todas, com 42ºC.

Nesta senda, e na sequência da onda de calor que se vive em Portugal, o IPMA decidiu colocar sete distritos sob aviso vermelho entre as 00h00 de terça-feira e as 21h00 de quarta-feira. São eles: Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém.

Os restantes distritos do continente vão estar entre estes dias sob aviso laranja (o segundo mais grave), também devido ao tempo quente, segundo a informação divulgada, disponível no ‘site’ do instituto. À exceção de Faro, que passará para aviso amarelo, o menos grave, a partir das 23h00 de hoje, de acordo com o IPMA.

Na manhã de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido ao tempo quente, a aplicar naqueles sete dos 18 distritos de Portugal continental, iria vigorar das 00h00 de terça-feira até às 10h00 de quinta-feira.

Após uma atualização da situação meteorológica, o IPMA comunicou hoje que o aviso vermelho nestes sete distritos, associado à “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”, irá vigorar apenas até às 21h00 de quarta-feira.

Durante a noite, as temperaturas mínimas também serão elevadas, “com valores superiores a 20°C (noites tropicais) em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior”.

De acordo com a meteorologista do IPMA, na quinta-feira não está previsto qualquer aviso vermelho para distritos de Portugal continental, prevendo-se que Bragança e Guarda estejam sob aviso laranja e Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branca e Portalegre sob aviso amarelo.

Para os restantes distritos, designadamente Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, não estão previstos avisos de tempo quente na quinta-feira, referiu.

A subida de temperatura está relacionada com “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente”.


Conteúdo Recomendado