Diocese da Guarda promove Fórum sobre Património, Cultura e Turismo

A Diocese da Guarda vai promover no dia 17 de novembro um Fórum sobre Património, Cultura e Turismo no espaço ExpoEcclesia, na Guarda.

A iniciativa é organizada pelo Departamento do Património, Cultura e Turismo (DPCT) da Diocese da Guarda e tem como objetivo sensibilizar os párocos para a salvaguarda e promoção do território religioso.

A abertura acontece pelas 15h00 com a intervenção do bispo da Guarda, Manuel Felício. Segue-se uma apresentação dos objetivos e desafios do DPCT pela sua coordenadora Dulce Helena Borges e uma intervenção de Helder Sequeira sobre Comunicar (n)a Diocese. Carlos Caetano falará sobre o tema “Entre o Passado e o futuro: o lugar do Património na Igreja de Hoje” e Aires Almeida sobre a importância de um regulamento para a gestão e proteção do património e bens culturais da Diocese da Guarda. Serão ainda abordados os itinerários turísticos e património religioso, por Gonçalo Fernandes, e apresentado o exemplo de Viseu na salvaguarda e valorização dos bens culturais da Igreja, por Fátima Eusébio. No final haverá um debate moderado pelo sacerdote Henrique Santos.


Conteúdo Recomendado