Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus comemora-se na Guarda

O Museu da Guarda assinala o Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus no próximo dia 18 de maio.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, o Museu da Guarda vai promover, no próximo dia 18 de maio, várias iniciativas gratuitas ao longo do dia.  

Às 10h30, haverá uma visita encenada à exposição permanente do Museu da Guarda e, ao início da tarde, pelas 14 horas, realizar-se-á uma visita guiada ao núcleo de Arqueologia do Museu da Guarda. De seguida, o Auditório do Museu recebe a Mesa-Redonda dedicada à temática “Os Museus como plataformas culturais: museus e cidadania”, com participação de Ana Carro Rossell, João Mendes Rosa e Juan Manuel Valadés Sierra. Pelas 21h30, irá decorrer no Pátio do Museu o concerto ‘Canções de Todo o Ano’, por César Prata.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser realizadas através do endereço museu.guarda@mun-guarda.pt ou através do número 271 21 34 60.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio, desde 1977, por proposta do Organismo da UNESCO, ICOM – Conselho Internacional de Museus e com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. A Noite Europeia dos Museus foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação e é assinalado no dia 19 de maio.

 

PROGRAMA

10 horas: Sessão de abertura

 

10h30-11h30: Visita encenada à exposição permanente do Museu da Guarda

 

14h-15h: Visita guiada ao núcleo de Arqueologia do Museu da Guarda

 

15h-17h: Mesa Redonda “Os Museus como plataformas culturais: museus e cidadania”

Ana Carro Rossell; João Mendes Rosa; Juan Manuel Valadés Sierra;

Auditório 1 do Museu da Guarda

 

18h-19h: Apresentação página web do Museu da Guarda | Torre de Menagem

 

21h30-23h: Concerto Canções de Todo o Ano, por César Prata no Pátio do Museu da Guarda –

Pátio Interior do Museu da Guarda




Conteúdo Recomendado