Dezanove partidos e movimentos concorrem às legislativas pelo círculo da Guarda

Dezanove partidos e movimentos concorrem às eleições legislativas de 06 de outubro pelo círculo eleitoral da Guarda, com o PSD e o BE a recandidatarem os cabeças-de-lista de 2015 e o PS a apostar na renovação.

Segundo as listas consultadas pela agência Lusa no Tribunal da Guarda, concorrem por aquele círculo eleitoral, que vai eleger três deputados (menos um do que nas últimas legislativas): PDR, PCTP-MRPP, PURP, PNR, RIR, Livre, PPM, Iniciativa Liberal, PTP, Chega, Nós, Cidadãos!, MPT, PSD, PS, BE, PAN, CDU, Aliança e CDS-PP.

O PSD, que em 2015 elegeu dois deputados, volta a apostar no advogado e atual deputado Carlos Peixoto, de 51 anos, enquanto o PS, que elegeu igual número de lugares, candidata, pela primeira vez, Ana Mendes Godinho, de 47 anos, jurista e atual secretária de Estado do Turismo.

Jorge Mendes, de 62 anos, professor, que foi cabeça de lista do BE em 2015, volta a ser a escolha do partido para liderar a candidatura na Guarda.

Para as eleições de 06 de outubro, o CDS-PP aposta no professor Henrique Monteiro, 58 anos, enquanto a escolha da CDU recai no arqueólogo André Santos, de 42 anos, e o PDR – Partido Democrático Republicano candidata Joaquim Corista, reformado, de 64 anos.

O PCTP-MRPP – Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses tem como cabeça-de-lista o operário fabril Miguel Fonseca, de 48 anos, enquanto o PURP – Partido Unido dos Reformados e Pensionistas aposta no reformado Adriano Ferreira, de 69 anos, e o PNR – Partido Nacional Renovador candidata Manuel Pinheiro, reformado, de 81 anos.

Pelo RIR – Reagir, Incluir, Reciclar apresenta-se Hermínio Lemos, de 59 anos, e o Livre tem como cabeça-de-lista o independente Carlos Pinto, de 42 anos, sargento-ajudante da GNR.

António Maia, de 65 anos, medidor orçamentista/aposentado, é o candidato do PPM – Partido Popular Monárquico; Paulo Carmona, economista, 53 anos, é o primeiro da lista do Iniciativa Liberal; Inês Sousa, estudante, de 26 anos, é a escolha do PTP – Partido Trabalhista Português; e José António Marques, empresário, de 44 anos, é o candidato do Chega.

O professor Rui Cordeiro, de 48 anos, é a escolha do Nós, Cidadãos!; Maria Guida Campos, de 57 anos, auxiliar de ação educativa, é a candidata do Partido da Terra – MPT; Tânia Duarte, administrativa, 31 anos, é a cabeça-de-lista do PAN – Pessoas Animais e Natureza; enquanto Ana Maria Mendes, empresária, de 42 anos, é a escolha do Aliança.

O sorteio da ordem em que os partidos vão aparecer nos boletins de voto, realizado na terça-feira, no Tribunal da Guarda, ditou, em relação aos dois partidos com deputados eleitos, que o PSD surge em primeiro e o PS no 18.º lugar.

Segundo dados da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, atualmente estão 151.557 eleitores inscritos no círculo eleitoral da Guarda, menos 11.905 do que nas legislativas de 2015, o que motiva a redução de quatro para três deputados.

Nas eleições de 04 de outubro de 2015, a coligação PSD/CDS-PP obteve 45,59% dos votos e elegeu dois deputados (Carlos Peixoto e Ângela Guerra), seguindo-se o PS com 33,78% dos votos e com a eleição do mesmo número de mandatos (Santinho Pacheco e Maria Antónia Almeida Santos).

No círculo eleitoral da Guarda, onde votaram 52,29% dos 163.462 eleitores inscritos, o BE obteve 7,42% de votos e a CDU 3,95%.


Conteúdo Recomendado