Recriação Histórica do Cerco de Almeida decorre no próximo fim de semana

Centenas de figurantes participam no próximo fim de semana, dias 26, 27 e 28 de agosto, na Recriação Histórica do Cerco de Almeida, numa iniciativa da Câmara Municipal local.

As iniciativas de recriação do cerco ocorrido em 1810, durante a terceira Invasão Francesa, envolverão diversas atividades evocativas que começam na quinta-feira e prolongam-se até domingo com iniciativas de caráter científico, histórico e cultural, destacando-se as recriações históricas, um seminário internacional e um mercado oitocentista.

As recriações históricas do cerco que levou à capitulação daquela praça-forte a 28 de agosto de 1810 serão feitas pelos recriadores e figurantes nacionais e estrangeiros em vários momentos, no sábado e no domingo.

“O momento mais importante é a batalha noturna, no sábado”, refere a organização, indicando que pelas 23 horas será lembrado o trágico episódio de Almeida em 1810: a explosão do castelo.

Segundo a organização, “a batalha noturna é empolgante, tem o seu fascínio, a multiplicidade da luz e o envolvimento da cavalaria e da artilharia”.

No domingo, o público terá oportunidade de assistir, pelas 11 horas, a combates e escaramuças nas ruas da vila e ao “assalto” a Almeida, entre outros momentos.

As comemorações do cerco de Almeida começam na quinta-feira com a realização do X Seminário Internacional – Fortificações e Fronteira, da Idade Média ao Abaluartado, no Centro de Estudos de Arquitetura Militar (CEAMA), que contará com a participação de congressistas nacionais e estrangeiros.

O autarca de Almeida referiu à Lusa que as atividades que evocam as Invasões Francesas de 1810 estão integradas na estratégia municipal de candidatura daquela vila a património mundial.

As atividades que anualmente assinalam o cerco da antiga praça-forte de Almeida, construída nos séculos XVII e XVIII, atraem muitos visitantes nacionais e estrangeiros.

“O cerco de Almeida é uma marca consolidada. Vamos ter um fim de semana com muita gente para animar a economia local e a restauração da vila e também da região”, vaticina o responsável.

Pode consultar o programa do evento na íntegra aqui.


Conteúdo Recomendado