Festival anual leva jazz a 400 alunos das escolas do concelho de Seia

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-0Fh-v57awcw/UX7RKgPkFNI/AAAAAAAAExE/hfyPnDDq8pQ/s1600/jazz-2.jpg

Cerca de 400 crianças de escolas de Seia vão ser abrangidas pela iniciativa “Escolas com Jazz”, no âmbito do festival Seia Jazz & Blues que tem como cabeça de cartaz a banda de Susan Santos (Espanha).

A 13.ª edição do Seia Jazz & Blues decorrerá na cidade de Seia, entre segunda-feira e o dia 12, por iniciativa da Câmara Municipal.

Segundo a organização, a iniciativa “Escolas com Jazz”, a realizar entre segunda-feira e quarta-feira, que tem como objetivo “promover o contacto dos alunos com este estilo musical”, e será dinamizada pela Big Band formada na Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE), em Seia, no âmbito da disciplina de Projetos Coletivos de Improvisação do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão.

A fonte refere, em nota hoje enviada à agência Lusa, que este ano o tema central da iniciativa que leva o jazz às escolas será “O acordeão no Jazz” e que terá uma componente de canto associada, estando previsto o ensaio de um tema, com a participação dos alunos no coro e no instrumental.

“Depois, os alunos que manifestarem interesse, ou forem selecionados, podem participar na interpretação desse tema que abrirá o concerto de quinta-feira, dia 09, no Cineteatro da Casa da Cultura, com a Big Band EPSE, João Barradas e Bárbara Maximino”, adianta a organização.

Os concertos da 13.ª edição do Seia Jazz & Blues começam na quinta-feira, às 22:00, com a Big Band EPSE, João Barradas (considerado “um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música clássica, o jazz e o improviso”) e Bárbara Maximino (uma “jovem talentosa cantora”, natural de Seia).

No dia 10, uma sexta-feira, pelas 22 horas, subirá ao palco Kiko Pereira e, no dia 11, um sábado, também às 22:00, a noite será animada pela Susan Santos Band, de Espanha.

No dia 12, um domingo e último dia do festival, pelas 21h30, o público é convidado a explorar a vida e a obra do trompetista e compositor norte-americano Miles Davis, através da exibição do filme Miles Ahead (2015), de Don Cheadle.

Criado em 2005, o festival Seia Jazz & Blues é uma referência incontornável da programação cultural do Município de Seia e conta com o apoio da EPSE e do Conservatório de Música local.


Conteúdo Recomendado