Festa do Chichorro em Vila Mendo

A Associação Cultural Recreativa de Vila Mendo promove amanhã, dia 28 de janeiro, a partir das 9 horas, a festa dedicada ao “chichorro” e à morcela.

A associação local tem, de há vários anos a esta parte, promovido a Matança do Porco. Nos últimos anos contam com a particularidade de dar, em todo o processo, maior ênfase a uma “iguaria” que era feita em todas as matanças: o Chichorro.

Segundo elucida a organização, “havia duas qualidades: o do coiro, que era constituído, basicamente, pela carne entremeada cortada em pequenos pedaços e o do “Redanho”. Este apenas era constituído pela gordura existente nas massas gordas do animal.”

“A sua confeção era simples. A carne era introduzida em panelas de ferro diferentes e aí fritos na própria gordura que libertavam. Apenas lhes era acrescentado sal grosso a fim de realçar o seu sabor. Depois de já confecionados, eram então exprimidos para que o excesso de gordura fosse libertado. Depois de arrefecerem eram comidos com uma fatia de bom pão centeio e um melhor copo(s) de vinho tinto. Este constituía um simples mas muito apreciado petisco nesses dias intensos de azáfama mas também de convívio”, acrescenta.

Além do Chichorro, este ano  haverá outra iguaria em destaque: a Morcela.

A iniciativa aberta a toda a população em geral, conta com o apoio do Município da Guarda.

As inscrições para a iniciativa podem ser efetuadas através do email: luisvmendo@sapo.pt.


Conteúdo Recomendado