Biblioteca Municipal da Guarda evoca cineasta Walt Disney

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), da Guarda, anunciou hoje que vai evocar em dezembro a vida e a obra do cineasta e produtor de desenhos animados Walt Disney.

O programa de homenagem ao criador dos personagens Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta e Pluto, nas décadas de 1920 e 1930, inclui uma mostra bibliográfica, a exibição de filmes, uma oficina e uma conferência.

“Pioneiro e símbolo da indústria da animação, Walt Disney deu um grande e decisivo contributo para a história do desenho animado através da definição dos conceitos fundamentais da animação e das sucessivas inovações técnicas e processuais desenvolvidas no seu estúdio”, indica, em comunicado, a Câmara Municipal da Guarda.

As atividades da BMEL dedicadas ao cineasta e produtor de desenhos animados que nasceu em Chicago, a 05 de dezembro de 1901, e morreu em Los Angeles, a 15 de dezembro de 1966, começam na sexta-feira, dia 02 de dezembro, com uma mostra bibliográfica.

Na exposição “é possível ficar a conhecer uma vasta coleção de livros editados com a chancela da Walt Disney, que fazem parte do acervo documental da BMEL”, adianta.

A mostra bibliográfica tem a intenção de “dar a conhecer ou lembrar aquelas obras, que fazem parte do imaginário de muitos leitores”.

No dia 06, uma terça-feira, às 18:00, a BMEL exibirá as curtas-metragens “Steamboat Willie”, “Der Fuehrers Face”, “The Skeleton Dance”, entre outras, e o filme “Destino”, um projeto conjunto de Salvador Dali e Walt Disney.

Para o dia 10, um sábado, a BMEL agendou uma oficina de “pixilação”, orientada por monitores da associação “Zero em Comportamento”, destinada a crianças dos 8 aos 12 anos.

Em “Esta brincadeira dava um filme!”, os participantes aprenderão a “pixilação”, uma técnica de animação em que pessoas e objetos são fotografados quadro a quadro e as fotografias, quando colocadas em sequência, criam a ilusão de movimento.

As atividades que lembram o cineasta e produtor de desenhos animados Walt Disney, terminam no dia 15, uma quinta-feira, às 18:00, com uma conferência a proferir por Luís Nogueira.

O conferencista, que leciona disciplinas como Géneros Cinematográficos, Laboratório de Guionismo, História do Cinema, Cinema de Animação ou Cinema e Outras Artes na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, abordará o tema “Disney: dos clássicos planetários ao universo transmediático”.


Conteúdo Recomendado