Criptojudaísmo de Belmonte é um dos vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular

A concorrer na categoria de Rituais e Costumes, a candidatura do concelho de Belmonte conseguiu ser uma das mais votadas da competição.

Realizou-se no Castelo de Bragança, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Bragança, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® – Sical, que terminou com a revelação dos patrimónios vencedores através de votação popular, no sábado passado. Da região, havia duas maravilhas na final, nomeadamente, a Feira de S. Tiago, na Covilhã e o Criptojudaísmo de Belmonte. No entanto, só uma saiu vencedora: o Criptojudaísmo de Belmonte. A concorrer na categoria de Rituais e Costumes, a candidatura do concelho de Belmonte conseguiu ser uma das mais votadas da competição, após ter sido repescada na fase regional do concurso.


Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular homenageou as maravilhas, a cultura popular baseada em vivências e saberes únicos de Portugal. A Identidade Nacional, ao nível da Cultura Popular foi agrupada em 7 categorias e submetida ao voto popular: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.


Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “a edição deste ano superou todas as nossas melhores expetativas. Num ano particularmente difícil, a mobilização dos portugueses em volta deste tema foi excecional. A RTP1 mobilizou os seus meios técnicos e humanos e produziu 24 programas em direto e ao vivo, de norte a sul do país, Madeira e Açores incluídos, privilegiando desta vez os municípios mais pequenos como cenário – uma verdadeira volta a Portugal, viajando pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região”.


Para o presidente das 7 Maravilhas, Luis Segadães, “2020 demonstrou a força da cultura popular portuguesa, mas também a força que tem hoje a marca 7 Maravilhas enquanto fator aglutinador dos grandes valores da nossa identidade nacional”.


Não houve representantes do distrito da Guarda na final do concurso nacional que elegeu tradições, artesanato, feiras e romarias e outras manifestações culturais de Portugal.

A lista das 7 Maravilhas Vencedoras:

BAILINHO DA MADEIRA – R.A. Madeira / Calheta
COLETE ENCARNADO – Lisboa / Vila Franca de Xira
CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE – Castelo Branco / Belmonte
FESTAS EM HONRA DE Nª SENHORA DOS REMÉDIOS – Viseu / Lamego
OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – Porto / Trofa
ROMARIA DE S. BARTOLOMEU – Viana do Castelo / Ponte da Barca



Conteúdo Recomendado